img

Inverno: fique atento às doenças da estação!

O tempo frio da estação pode ser uma porta de entrada para algumas doenças

O inverno está chegando, e alguns cuidados devem ser tomados para que a sua saúde não escoa pelo ralo junto com a água das chuvas. É comum que várias doenças ataquem o sistema imunológico nesta estação, pois se aproveitam da baixa temperatura para se alojar em algum lugar do seu corpo. Isso acontece porque, nessas situações, seus anticorpos estão "ocupados" tentando aquecer o corpo, e acabam abrindo as portas para as bactérias.

As mais conhecidas são as pneumocócicas. "Entre as manifestações mais comuns estão a otite média aguda (OMA), a sinusite, as pneumonias e a meningite pneumocócica", explica a médica Isabella Ballalai, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações Regional Rio de Janeiro (SBIm-RJ). A meningite pneumocócica, por exemplo, é muito séria e pode deixar sequelas neurológicas, além de perda auditiva nos pacientes. Se não tratada com antibiótico a tempo, a doença pode ser letal.

O pneumococo, como é conhecido informalmente, é uma bactéria que pode se desenvolver na parte nasal da faringe (localizada na região posterior do nariz, da boca e da laringe) de pessoas saudáveis, que não manifestam qualquer sintoma. Porém, quando a bactéria encontra um ambiente favorável, ou seja, pessoas com imunidade reduzida, ela consegue se reproduzir rapidamente e levar a uma infecção. Cerca de 30% a 60% das crianças menores de 5 anos são portadoras dessa bactéria e a transmitem sem saber.

"Crianças menores de 5 anos e idosos com idade acima de 65 são mais suscetíveis a infecções por pneumococos, mesmo sendo saudáveis. Já os alérgicos e asmáticos são inseridos nos grupos de risco porque apresentam naturalmente fragilidade no sistema respiratório. É importante lembrar que a pneumonia e a otite por pneumococos são as principais complicações da gripe, que é muito comum no outono e inverno. Adultos e crianças com doenças crônicas (pulmonares ou cardiológicas, por exemplo), asplênicos, diabéticos ou com imunodeficiências são considerados grupos de alto risco", destaca Isabella.

A médica também menciona o VSR, o vírus sincicial respiratório, que é responsável por diversas infecções. Em adultos, geralmente causam um leve resfriado, mas podem ser um problema sério para quem tem alguma doença respiratória, levando a bronquite e pneumonia.

Contudo, para combater esses vilões do inverno, é preciso redobrar os cuidados com o corpo e com a casa. A vacinação preventiva é o jeito mais fácil de evitar doenças, mas alguns cuidados com a higiene também são primordiais, como:

• Lembre-se de sempre manter as mãos limpas;

• Quando estiver na rua, evite coçar ou passar os dedos sujos sobre os olhos, boca, nariz. As mucosas dessas regiões são "porta de entrada" de micro-organismos;

• Evite locais fechados e aglomerações com muitas pessoas;

• Mantenha a casa e o local de trabalho bem arejados;

• Evite compartilhar copos, talheres, pratos e outros utensílios de uso pessoal;

• Ao tossir ou espirrar, use lenço de papel para cobrir nariz e boca. Após descartá-lo no lixo, lembre-se de lavar as mãos;

• Pratique esportes, fique atento ao consumo de líquidos, como água, sucos e chás, e também mantenha uma alimentação saudável;

• Saiba que micro-organismos existem por toda a parte, que precisamos ter cuidado, mas sem pânico ou "neurose". Portanto, atenção aos cuidados acima, à vacinação e atenção também com a sua felicidade, outro grande estimulante do sistema imunológico.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...