img

Dengue: saiba como se prevenir contra o mosquito

Ações individuais simples podem ajudar no combate coletivo contra à doença

O governo do estado do Rio de Janeiro decretou epidemia de dengue na última quarta-feira (21). Os números crescem cada vez mais e já chegam a 50 mil casos em todo o estado, com quatro vítimas fatais da doença. A capital e a Baixada Fluminense são as regiões que mais têm sofrido com a epidemia.

Desse modo, é preciso que toda a população se una no combate contra a dengue. Dicas básicas para o seu dia a dia podem fazer toda a diferença na sociedade e ajudar na prevenção contra a doença, assim evitando que o contágio seja feito dentro da sua própria casa.

De acordo com especialistas, a principal forma de prevenção contra a dengue é reduzir a infestação do mosquito responsável pela transmissão do vírus, o Aedes aegypti. Com alguns atos simples do cotidiano, eliminar o criadouro deste transmissor é fácil e rápido.

A ação mais eficaz e importante para prevenir o mosquito da dengue em sua casa é evitar água parada. Pneus, latas e garrafas vazias, plantas e vasos, potes, copos plásticos, tampas de refrigerante e quaisquer outros objetos que possam acumular água devem ser devidamente descartados ou fiscalizados diariamente. O pote de água de seu animal de estimação também deve ser trocado com frequência, de preferência duas vezes por dia, no mínimo.

Além disso, é imprescindível realizar a limpeza regular da caixa d`água e sempre mantê-la fechada e bem vedada com tampa adequada. Piscinas que não estiverem em uso no momento também devem ser cobertas para evitar a proliferação de mosquitos, incluindo os transmissores da dengue. Tampar os ralos é mais uma medida recomendada por especialistas.

Fazer a verificação das calhas, para retirar tudo que possa impedir a água de correr por elas, como folhas e galhos, é outro cuidado importante para a prevenção da doença. Ademais, é necessário manter sempre a lixeira fechada e colocar o lixo em sacos plásticos bem vedados, além de eliminar quaisquer entulhos do seu quintal.

Em casos de obras na residência, o cuidado deve ser feito com ainda mais atenção, checando regularmente equipamentos como lonas, carrinhos de mão e betoneiras para que não acumulem água. Tenha em mente que essas ações de cautela com a sua casa, quintal e terreno fazem toda a diferença no combate coletivo à doença.

 

Outras medidas individuais

Além dos cuidados com a sua casa, algumas medidas simples podem ser feitas para a sua proteção individual contra a dengue. O uso de repelentes é altamente recomendado, pois podem evitar as picadas de mosquitos. Aplique o produto nas partes do corpo que ficam expostas, como braços e pernas. No caso das crianças, é importante ficar atento se o produto é de uso pediátrico. 

Mas atenção: fique sempre de olho no tempo de proteção e na necessidade de reaplicação, que vêm descritos na composição do produto, para estar sempre seguro. E vale ressaltar que, em caso de aplicação de outros itens, como hidratante ou protetor solar, o repelente deve ser sempre o último produto utilizado.

O uso de telas e mosquiteiros em janelas e portas, principalmente nos quartos, também ajuda bastante, pois fazem uma barreira de proteção que impede que mosquitos entrem nas dependências da casa. Já inseticidas em spray ou de tomada possuem a eficácia limitada, pois ajudam a matar apenas os mosquitos adultos em ambientes fechados.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...