img

Disfunção da ATM pode gerar desconfortos físicos e mentais

Conheça esse problema que acomete mais de 2 milhões de brasileiros por ano

Você já sentiu dificuldade ou dores durante a mastigação, sensação de travar a mandíbula, zumbidos no ouvido, tonturas, vertigens e/ou barulhos e estalos próximo à orelha ao abrir e fechar a boca?

A articulação temporomandibular (ATM) é uma das articulações mais complexas do corpo humano. Ela é responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca, no qual realiza o encaixe da mandíbula com o restante dos ossos do crânio. Ao posicionar os dedos em frente às orelhas e abrir e fechar a boca, é possível sentir as articulações temporomandibulares, uma de cada lado do rosto.

Nos casos como os citados acima, que são muito comuns, pode haver uma disfunção da ATM - uma anormalidade dessa articulação e/ou dos músculos responsáveis pela mastigação. A Dra. Andrea Antunes, especialista em ortopedia dos maxilares, explica um pouco mais sobre esse tema. Confira a entrevista abaixo:

 

1- Em qual área você é especializada e como funciona o seu trabalho na clínica?

Dra. Andrea Antunes: Eu atuo na especialidade de ortodontia, com ênfase em ortopedia dos maxilares e DTM, que significa disfunção temporomandibular. O meu trabalho na clínica é basicamente avaliar e tratar a DTM, mantendo, dessa forma, o paciente em equilíbrio nas outras áreas da odontologia, através de ajustes oclusais e a parte clínica para quem precisa.

 

2- Como é a sua rotina diária no consultório?

Dra. Andrea Antunes: Então, a minha rotina diária no consultório é fazer avaliações na área da ATM, que quando está com algum problema nós chamamos de DTM - disfunção da articulação temporomandibular - e também realizando o tratamento da DTM, todos os dias.

 

3- Como e por quem a disfunção da ATM é diagnosticada?

Dra. Andrea Antunes: A disfunção de ATM é basicamente diagnosticada pelo especialista em articulação. Outras especialidades podem ter noções, mas realmente o diagnóstico é feito através da avaliação do especialista e de exames de radiografia ou tomografia da articulação temporomandibular.

 

4- Quais são os sintomas e os efeitos colaterais que essa disfunção causa?

Dra. Andrea Antunes: Os sintomas nessa região são pressão no local, dor, às vezes ruídos, estalos muito acentuados, dificuldade de abrir a boca em sua amplitude total… Esses sintomas podem ser uni ou bilaterais e podem vir juntos ou apenas um ou dois. 

Os efeitos colaterais são dificuldade no movimento de abertura da boca para realização da mastigação ou da fala e estresse na rotina diária do paciente e na vida por si só, no trabalho, no estudo, por estar com esses sintomas. Podem acabar gerando desconfortos mentais e psicológicos devido ao desconforto diário.

 

5- Como funciona o tratamento da doença? Tem cura?

Dra. Andrea Antunes: O tratamento da DTM tem por objetivo reduzir ou até eliminar a pressão e a dor na região da ATM do paciente. Em seguida, reduzir também ruídos e estalos fora do normal nessa região, através de ajustes oclusais, controle do bruxismo, uso de placa para reduzir a compressão na região dos dentes e da ATM da articulação, indicação de reabilitação dentária - em caso da ausência de dentes - e muitas vezes medicação, quando necessário.

Com esses sintomas controlados, é possível minimizar a possibilidade de continuação de desgaste acelerado na região da articulação.

 

6- Estalar a ATM é normal? O que fazer nesses casos?

Dra. Andrea Antunes: Toda articulação estala, mas de forma normal. Quando o ruído está muito acentuado, é necessário realmente uma avaliação para saber se é patológico ou se existe desgaste.

 

7- Qual é a importância da saúde bucal para uma boa qualidade de vida do paciente?

Dra. Andrea Antunes: A saúde bucal é fundamental para manter o paciente saudável e as funções do organismo, tanto em termos localizado como sistêmico, em equilíbrio. Localizado é a mastigação, a fala, a deglutição. 

É importante também manter o paciente resistente a muitas doenças sistêmicas através da saúde bucal, pois um problema bucal, uma inflamação gengival por exemplo, pode servir de porta de entrada para inflamações ou piora de algumas condições sistêmicas, como diabetes, um problema cardíaco.

A saúde bucal também é fundamental para manter a articulação temporomandibular em harmonia, com uma boa oclusão, sem o bruxismo ou com o bruxismo controlado.

 

8- Para finalizar, você gostaria de fazer mais alguma consideração sobre o tema?

Dra. Andrea Antunes: A dica que eu dou seria manter uma boa higiene bucal e visitar regularmente o seu dentista, fazendo revisões periódicas para ver se está tudo bem.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...