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Greenwashing: entenda o que é esse termo e não se deixe enganar

Essa prática ilegal tem sido cada vez mais perceptível e questionada em empresas de pequeno, médio e grande porte

O crescimento do conceito de desenvolvimento sustentável trouxe uma necessidade maior do ser humano e das empresas de se relacionarem melhor com o meio ambiente e a natureza. Muitos termos relacionados à sustentabilidade estão em alta, como “cruelty free”, “vegano”, “ecologicamente correto”, etc. Mas é preciso entender o que realmente significa cada um deles e, principalmente, se quem os utiliza está fazendo isso apenas pela boa publicidade.

Greenwashing é um termo inglês que pode ser traduzido como “lavagem verde” ou “maquiagem verde”. Consiste na estratégia de promover discursos, ações, campanhas e propagandas com a ideia de ser ambientalmente correto e eco-friendly que, na verdade, não é real. Ele pode ser praticado por empresas e indústrias privadas ou públicas, organizações não governamentais (ONGs), governos ou políticos.

O que acontece nesses casos é bastante polêmico e vem gerando muitas discussões acerca do tema. Muitas empresas tentam se favorecer levantando a bandeira da responsabilidade socioambiental apenas para promoverem seus produtos, já que da parte delas isso realmente não acontece. O consumidor precisa ficar atento e realizar uma análise mais criteriosa para perceber quando o produto está rotulado com uma etiqueta ecológica falsa.

 

Origem do conceito greenwashing

Essa atitude antiecológica e antiética foi desenvolvida pela organização TerraChoice Environmental Marketing, em 2010, a fim de identificar a imagem pública de fabricação ecologicamente sustentável. Segundo um relatório produzido pela entidade, aproximadamente 95% dos produtos de uso doméstico presentes nos mercados canadense e estadunidense se apresentavam como sustentável, porém praticavam greenwashing, principalmente no setor das maquiagens.

Com a pandemia de coronavírus em 2020, as empresas precisaram se reinventar em um mundo que “parou de funcionar”. Foi um ano divisor de águas que provocou um alerta nas empresas em relação ao tema da sustentabilidade, seja por razões econômicas ou por uma revisão dos hábitos de consumo. Entretanto, a prática do greenwashing ainda é real e, muitas vezes, o marketing é utilizado para abafar o descompromisso com as práticas sustentáveis.

 

Como perceber o greenwashing

Pode ser um pouco difícil notar essa prática na atuação das empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Como a publicidade ambiental tem um grande prestígio nos dias atuais, ser green está na moda. Desse modo, há um enorme volume de produtos que divulgam em seus rótulos frases que fazem alusão à possíveis qualidade ecológicas e sustentáveis, mas que não podem ser comprovadas na prática ou que são genéricas demais, a fim de que o consumidor não as entenda com clareza.

Contudo, isso fere os princípios legais da informação, objetividade e transparência ao cliente. Alguns exemplos disso são expressões conhecidas e bastante utilizadas, como:

  • “100% natural”, o que pode ser verdade, mas não significa que a empresa que produz o produto tenha responsabilidade socioambiental;
  • “saudável”, sendo que alimentos realmente saudáveis sequer levam rótulos;
  • “vegan”, mas nem tudo que é vegano é sustentável;
  • “qualidade verde”, “produto eco”, “produto amigo do ambiente”, são três das expressões mais genéricas utilizadas para confundir os consumidores.

 

Como não ser enganado pelo greenwashing

A responsabilidade socioambiental das empresas atraem o interesse dos consumidores por conta de suas diversas características sustentáveis, como: embalagens reutilizáveis, ingredientes não poluentes, bem-estar animal, não exploração de trabalhadores, etc. Sendo assim, para não serem enganados, os clientes precisam ter o compromisso de buscarem informações sobre de onde vem aquilo que adquirem.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) verifica a prática do greenwashing, notifica as empresas para esclarecerem sobre propagandas enganosas e sugere a elas adequar suas embalagens. Para ajudar o consumidor, o Idec elaborou um guia alertando sobre como não se deixar enganar por essas práticas de “lavagem verde”:

  1. Imprecisão - usar termos como “sustentável”, “vegano” e “cruelty free”, sem explicar ao consumidor como essas práticas são realmente adotadas pela empresa;
  2. Irrelevância - a informação pode até ser verdadeira, mas do ponto de vista ambiental não faz qualquer diferença;
  3. Ausência de certificados - faltam provas e dados: o rótulo do produto não comprova, por exemplo, que ele é vegano ou orgânico, já que não apresenta estudos nem certificados;
  4. Falsos certificados - embalagens que usam a cor verde para mostrar um certo engajamento “green” apelando para certificados duvidosos ou que não têm comprovação científica;
  5. Troca oculta - ocorre quando a empresa faz uma falsa compensação ambiental, como, por exemplo, o produto não utilizar plástico, mas que usa um volume enorme de água para ser feito;
  6. Menor de dois males - uma empresa cujo produto tem menos plástico na sua composição, mas que não busca resolver o problema do lixo, por exemplo;
  7. Mentira descarada - informações absolutamente falsas, como a empresa afirmar que pratica o descarte seletivo quando na realidade não o faz.

 

O que faz uma marca ser não-greenwashing?

Há atitudes comuns em empresas que não praticam essa fraude. Os seguintes aspectos devem ser ressaltados e esclarecidos pela empresa: 

  • Demonstrar haver amplo conhecimento sobre ações e princípios de sustentabilidade;
  • Perseguir os princípios da sustentabilidade, com objetivo a atingir uma produção completamente adequada sob o ponto de vista ecológico;
  • Ter uma análise clara e sincera dos impactos ambientais e sociais da marca;
  • Ter uma fiscalização permanente sobre as ações de sustentabilidade da empresa.

A conclusão é: informe-se! Não existe outra forma de fugir do greenwashing que não seja através da informação. Leia os rótulos, fique de olho no marketing das empresas, pesquise as biografias, investigue e cobre mudanças de atitude. Uma empresa que faz publicidade green deve ser ecologicamente correta desde a sua concepção. Afinal, do que adianta ela ter uma pequena parte de sua produção sustentável se em sua maior produção não houver engajamento ambiental? Portanto, além de tudo, é preciso que também haja coerência em suas atitudes.

 

Fonte: GreenMe

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

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