img

Quão saudável é a pipoca?

O lanche pode oferecer diferentes nutrientes como fibras e antioxidantes

Embora seja geralmente considerada um lanche básico do cinema, a pipoca também é vista como uma opção de lanche boa para você. Mas a pipoca é realmente saudável? A resposta curta é que pode ser.

A pipoca tem alguns benefícios potenciais para a saúde, como fornecer algumas vitaminas e minerais. Existem também outros ingredientes que podem agregar outros nutrientes à comida, como o óleo usado para estourá-la ou quaisquer temperos adicionados. Leia para saber mais.

 

Pipoca e nutrição

Em geral, uma xícara de pipoca sem sal tem o seguinte:

  • Calorias: 30 calorias
  • Gordura: < 1 grama
  • Colesterol: 0 miligramas
  • Sódio: < 1 miligrama
  • Carboidratos: 6,23 gramas
  • Fibra: 1,21 gramas
  • Proteína: < 1 grama

 

Benefícios para a saúde 

O milho (mesmo em sua forma estalada) é um grão integral. Os grãos integrais são uma importante fonte de vitaminas, minerais e fibras essenciais. O milho, em particular, contém nutrientes como magnésio, potássio e vitaminas A, B e E. 

Os grãos integrais também satisfazem porque incluem o grão inteiro - ao contrário dos grãos refinados, que foram despojados de suas fibras e nutrientes. 

Os americanos obtêm 17% de seu consumo de grãos integrais da pipoca. As pessoas que comem pipoca também consomem mais grãos integrais e fibras do que as que não comem. Os consumidores de pipoca também podem ter uma ingestão total de 12% de polifenóis, que são compostos que podem ter propriedades antioxidantes.

Além disso, a pesquisa sugere que a ingestão de grãos integrais está ligada a menos inflamação e a um menor risco de várias condições de saúde, como: 

  • Doença cardíaca coronária
  • Diabetes
  • Pressão alta
  • Alguns tipos de câncer

Comer grãos integrais tem sido associado a um menor índice de massa corporal (IMC) e menos gordura da barriga. 

 

Pipoca é saudável?

A pipoca, em sua forma básica, pode ser saudável por si só. Uma coisa a observar é o tamanho das porções. O tamanho da porção de pipoca é normalmente de três a três xícaras e meia, mas é fácil comer um saco grande de uma só vez. O sódio extra pode causar retenção de líquidos que desencadeia o inchaço.

Além disso, os ingredientes usados ​​no processo de fabricação da pipoca podem ser oportunidades para obter ainda mais nutrientes ou benefícios do lanche.

 

Conheça os tipos de óleo

Diferentes óleos podem ser usados ​​ao fazer pipoca, incluindo óleos contendo gorduras monoinsaturadas (MUFAs).

As MUFAs são consideradas gorduras saudáveis. Elas têm sido associadas a riscos reduzidos de problemas relacionados ao coração e controle de peso. Os óleos MUFA incluem:

  • Azeite
  • Óleo de canola
  • Óleo de amendoim
  • Óleo de gergelim

Uma das vantagens de fazer sua própria pipoca no fogão é que você pode usar um óleo com alto teor de MUFA ou estourá-lo em um saco de papel no microondas - e depois borrifar com óleo saudável. Você também pode escolher opções de pipoca que não usam óleo.

 

Fique atento aos temperos

Vários temperos e coberturas também são usados ​​para dar sabor à pipoca. Na pipoca embalada, os temperos podem ser simples como sal marinho e pimenta-do-reino. Outras podem incluir ingredientes lácteos convencionais, como manteiga e queijo. Mais opções de pipoca, como pipoca doce, também são temperadas com açúcar ou outros adoçantes.

No entanto, se você estiver fazendo sua pipoca, poderá ser criativo com outras coberturas, como:

  • Frutas secas sem conservantes
  • Nozes ou sementes
  • Tempero italiano
  • Canela e cacau em pó

O uso dessas coberturas pode aumentar potencialmente a quantidade de certos nutrientes que você consome. Por exemplo, nozes ou especiarias podem aumentar o conteúdo antioxidante da pipoca. Além disso, a versão caseira também permite que você controle a quantidade de sal que adiciona.

 

Uma revisão rápida

A pipoca pode ser um lanche saudável. É um grão integral, por isso pode trazer benefícios, como reduzir o risco de doenças crônicas, como diabetes. No entanto, a qualidade nutricional da pipoca pode variar consideravelmente dependendo dos ingredientes usados ​​para prepará-la. Você também pode encontrar valor nutricional agregado nos óleos, laticínios e outras coberturas.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...