img

RPG: entenda a técnica e conheça seus benefícios

Além de combater as dores nas costas, esse método também melhora a qualidade de vida do paciente

A reeducação postural global (RPG) é um método da fisioterapia de correção postural que tem como objetivo prevenir e tratar alterações posturais da coluna, combater dores relacionadas à má postura e promover uma nova conscientização postural ao paciente. Consiste em exercícios terapêuticos que relaxam as cadeias musculares, com alongamentos, tração e respiração.

O RPG é indicado a indivíduos de todas as idades para combater as dores originadas por problemas morfológicos, articulares, traumáticos, respiratórios e esportivos. No caso de jovens e crianças, também previne eventuais consequências da má postura.

Não existem contraindicações para esse método fisioterapêutico. Contudo, é preciso tomar alguns cuidados em casos específicos, como por exemplo durante a gestação e/ou em casos graves de hérnia de disco, para garantir a segurança do paciente.

 

Tratamento

O tratamento do RPG é totalmente livre de medicamentos e realizado apenas com trabalhos posturais, respiratórios e alongamento. São feitas sessões semanais individuais, com duração de geralmente uma hora, onde são trabalhados movimentos auto posturais mantidos pelo paciente durante alguns minutos.

O profissional analisa a postura do paciente e indica os exercícios posturais que ele precisa fazer para fortalecer os músculos mais fracos e alongar os músculos, tendões e ligamentos necessários para que todo o corpo seja realinhado. 

Quando o paciente é colocado na postura escolhida pelo fisioterapeuta, pode ser necessário fazer pequenos ajustes, como acertar a respiração, e a pessoa ter que se esforçar para manter os músculos parados na posição correta.

Cada sessão trabalha no máximo três posturas diferentes, que devem ser mantidas por um tempo determinado, de modo que, com treino e tempo, o paciente se acostume a ficar no encaixe correto. Os movimentos posturais são aplicados de forma lenta, suave e progressiva.

É normal sentir dores nas costas após as primeiras sessões de RPG, pois realizar os exercícios posturais requer esforço muscular. Entretanto, caso as dores continuem após as primeiras sessões, é necessário falar com o fisioterapeuta para identificar o problema.

De início, são realizadas 10 sessões. Depois disso, é feita uma reavaliação do paciente, a fim de definir se existe a necessidade de continuar o tratamento.

 

Benefícios

Existem muitos benefícios da reeducação postural global para o corpo. Alguns deles são:

  • Elimina a dor ciática, que irradia ao longo do nervo ciático e desce por uma ou ambas as pernas a partir da região da lombar;
  • Auxilia o corpo a liberar toxinas;
  • Corrige o posicionamento da cabeça, dos ombros, do quadril e dos joelhos, desenvolvendo consciência da postura corporal;
  • Trata e soluciona os problemas de coluna como hérnia de disco e desvios posturais;
  • Combate as dores nas costas e nos músculos;
  • Ajuda a realinhar a coluna;
  • Fortalece o sistema imunológico, estimula o sistema circulatório e cura distúrbios do sistema nervoso;
  • Retarda o processo de envelhecimento;
  • Melhora a respiração, a visão e o sono;
  • Proporciona mais equilíbrio, flexibilidade e harmonia ao corpo.

Desse modo, levando em consideração todos os benefícios citados acima, é certo afirmar que o RPG garante o bem-estar e melhora a qualidade de vida, proporcionando liberdade e leveza para o paciente.

 

Exercícios mais comuns

O RPG leva em consideração as necessidades individuais de cada paciente, ou seja, as sessões nem sempre são parecidas para todo mundo. Os 6 exercícios mais utilizados nesse método de fisioterapia são:

Rã no chão

Feita com os braços abertos e com os braços fechados, o paciente deve deitar no chão, abrir as pernas com os joelhos fletidos e as solas dos pés unidas e manter a coluna lombar totalmente apoiada no chão. A partir disso, a inspiração e a expiração é trabalhada e é feito o autocrescimento da cabeça e da coluna.

Rã no ar

Também podendo ser feita de braços abertos e braços fechados, essa postura é feita deitada, com o apoio de uma parede. Os pés devem ficar unidos e os joelhos dobrados. A partir daí, o autocrescimento da cabeça e da coluna é feito. À medida que o alongamento se facilita, o exercício se intensifica.

Em pé contra a parede

Nessa posição, o paciente deve ser colocado de costas para a parede, apoiando toda a sua coluna nela, com os pés a uma distância de 10 cm da parede, os calcanhares encostados e os joelhos semifletidos. O exercício é iniciado com o autocrescimento da cabeça e da coluna, com o apoio dos ombros na parede.

Em pé no centro

Esse exercício postural é a postura contrária a de pé contra a parede. Nela, os calcanhares devem estar unidos mantendo uma pequena abdução de 15° e os joelhos semifletidos. Esse exercício também prioriza a respiração, trabalhando a inspiração e a expiração.

Auto postura sentada

Para realizar esse exercício, o paciente deve se sentar no banco, no chão ou na mesa, abrir as pernas, manter os joelhos dobrados e ficar com os ombros apoiados na parede. Após isso, é feito o autocrescimento da cabeça e da coluna, priorizando a expiração. Essa posição é excelente para casos de escoliose.

Em pé inclinada para frente

Também chamada de bailarina, essa postura alonga a cadeira postural. O primeiro passo é encostar as mãos no chão, com os joelhos fletidos e os calcanhares encostados. As pernas vão se estendendo e mantendo a coluna sempre para frente, sem perder a curvatura da coluna.

 

Vale ressaltar que o RPG é uma técnica terapêutica reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito) que precisa ser realizada com cuidado. Sendo assim, não se pode fazer nenhum desses exercícios sozinhos, para que não haja problemas ou uma piora no quadro clínico do paciente. Portanto, o RPG é um tratamento que pode ser realizado apenas por fisioterapeutas.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...