Buscar no site




















Agorafobia

O que voce gostaria de saber

descriçao

A agorafobia é o medo que uma pessoa pode sentir diante de algumas situações em lugares públicos.

causas

É possível que um indivíduo desenvolva agorafobia após ter sofrido um ataque de pânico em uma determinada situação, mas nem sempre é assim. As causas da agorafobia, como de outros tipos de fobia, são de origem psicológica; costuma se manifestar como distúrbio entre os vinte e os quarenta anos.

sintomas

Uma pessoa que sofre de agorafobia tem medo de não poder fugir de determinadas situações públicas, ou simplesmente de enfrentar a vida pública. Isto pode se manifestar como uma impossibilidade de permanecer em uma fila para pagar uma conta, de viajar em um meio de transporte coletivo, ou uma sensação de desconforto em um espetáculo público. Caso esses sintomas se agravem, a agorafobia pode levar à reclusão.

tratamentos

A agorafobia pode desaparecer depois de um certo tempo sem que a pessoa tenha feito um tratamento formal. Isto é possível se esse indivíduo desenvolveu por si só algum comportamento semelhante aos que são colocados em prática nas terapias de exposição com que se acostuma tratar esse distúrbio. Esse tipo de terapia comportamental, a de exposição, é a mais utilizada para tratar a agorafobia, e consiste em descobrir com apoio terapêutico quais situações, pessoas, lugares ou fatos provocam a ansiedade ou os temores que derivam na agorafobia, e expor-se a eles, enfrentá-los repetidas vezes, até que a ansiedade vá cedendo e a pessoa comece a sentir alívio e familiaridade, e não medo perante a situação traumática original. Em alguns casos, a psicoterapia é necessária para descobrir os problemas psicológicos que determinam esse tipo de fobia.