Buscar no site




















Hiperventilação

O que voce gostaria de saber

descriçao

É a síndrome pela qual a freqüência da respiração sofre uma alteração, passando a ser mais rápida e intensa do que a normal. Acontece quando a acidez do sangue é superior ao valor normal (por acúmulo de dióxido de carbono), fato esse que estimula o centro respiratório do cérebro, induzindo um aumento da freqüência respiratória, a hiperventilação.

causas

Por lesão cerebral (hemorragia, traumatismo, etc) que afeta o centro da respiração. Por doenças de base que não permitem que os pulmões eliminem as quantidades adequadas de dióxido de carbono (enfisema, edema pulmonar e asma, dentre outras). Os problemas de disfunções nervosas que acometam aos músculos da respiração também podem produzir um estado que induza a hiperventilação. A síndrome de hiperventilação, que é uma respiração rápida e freqüente, pode ser causada por ansiedade ou fortes dores. Quando uma pessoa viaja para lugares de maior altura, também pode apresentar essa síndrome.

sintomas

Respira-se mais rápido pela sensação de falta de ar. A hiperventilação pode abranger alterações da consciência, geralmente descritas como sensação de ausência da realidade e dor de cabeça. Via de regra, apresenta-se como uma sensação de formigamento nas mãos, nos pés e ao redor dos lábios.

diagnosticos

Tanto a acidose respiratória (que induz a hiperventilação), quanto a alcalose respiratória (produzida pela hiperventilação causada pela ansiedade) podem ser detectadas com uma análise do sangue.

tratamentos

Quando existem doenças pulmonares de base, devem ser tratadas adequadamente para restabelecer o equilíbrio ácido-básico. Quando a alcalose respiratória foi produzida pelo fato de a pessoa estar realizando hiperventilação, torna-se imprescindível que fique concentrada em reduzir a freqüência de sua respiração. Uma maneira rápida de aumentar os valores de dióxido de carbono no sangue é respirar dentro de uma sacola, pois é inspirado novamente o gás que tinha sido espirado.