Buscar no site




















Peritonite

O que voce gostaria de saber

descriçao

É uma urgência gastrintestinal por uma inflamação do peritônio de origem infecciosa. O peritônio é a membrana que recobre os órgãos do abdome e a cara interna da cavidade abdominal.

causas

Geralmente a infecção ocorre em um órgão da cavidade abdominal, como o estômago, o intestino, a vesícula biliar ou o apêndice. Outra causa freqüente é a inflamação pélvica em mulheres sexualmente ativas por infecção nas trompas e útero, que se estende até o interior da cavidade abdominal. Em certas ocasiões, é produzida por uma intervenção cirúrgica ou por uma ferida na cavidade abdominal que produz a perfuração de algum órgão e a disseminação de bactérias. Às vezes pode decorrer de uma irritação, sem que exista infecção.

sintomas

Pode apresentar vômitos, febre alta e dor abdominal. Pode ocorrer a formação de abscessos ou aderências por cicatrizes, que finalmente produzem obstrução intestinal.

diagnosticos

Deve ser identificada imediatamente, por conseguinte é conveniente fazer radiografias com o paciente deitado e em pé para observar a presença de gás livre, ou seja, fora do intestino. Quando ocorre uma peritonite, geralmente é feita uma cirurgia de exploração.

tratamentos

Em linhas gerais, a primeira medida é a cirurgia de exploração, principalmente quando existem suspeitas de apendicite, perfuração de úlcera péptica ou diverticulite.