Buscar no site




















Poliomielite

O que voce gostaria de saber

descriçao

É uma doença viral que pode provocar paralisia e debilidade muscular permanente, ou a morte, sendo muito contagiosa.

causas

O vírus da poliomielite – poliovírus – adquire-se ao ingerir substâncias infectadas por fezes. Do intestino, a doença estende-se a todo o organismo, acometendo, com maior severidade, o cérebro e a medula espinha. Atualmente, devido aos programas de vacinação, a poliomielite - que em décadas passadas era considerada uma epidemia - praticamente foi erradicada nos países industrializados.

sintomas

Depois de terem transcorrido 4 dias do contágio, aparecem os primeiros sintomas, com mal-estar geral, febre leve, irritação da garganta, dor de cabeça e vômitos. Essa forma leve geralmente acomete a crianças pequenas e desaparece depois de 2 ou 3 dias. A forma mais severa de poliomielite acomete as crianças maiores e os adultos, com febre, rigidez no pescoço e nas costas, intensa dor muscular e de cabeça. Quando a doença avança, ocorre paralisia de alguns músculos e dificuldade na deglutição. A conseqüência mais importante da poliomielite pode ser a paralisia permanente, que ocorre em porcentagem inferior a 1%.

diagnosticos

O diagnóstico complementa a observação dos sintomas com a análise de fezes que ache a presença do poliovírus ou análise de sangue que identifique a existência de anticorpos contra o vírus.

tratamentos

Atualmente são utilizados dois tipos de vacinas para obter imunização contra a poliomielite: a vacina Sabin e a vacina Salk. Diferenciam-se na forma de administração e no tipo de poliovírus utilizados na elaboração. Não existem fármacos antivirais que sejam eficazes na cura da poliomielite. Quando os músculos respiratórios forem afetados, torna-se necessário o uso de um respirado artificial.