Buscar no site




















Sarna

O que voce gostaria de saber

descriçao

A sarna é uma infecção cutânea produzida por um inseto parasita que fica hospedado dentro da pele. Causa forte prurido e pequenas pápulas avermelhadas.

causas

O ácaro Sarcoptes scabiei, inseto cujo tamanho é quase invisível ao olho nu, é a sua causa, e a doença estende-se por simples contato físico entre as pessoas, acometendo, geralmente, todo um grupo familiar ou aquelas pessoas que mantém uma convivência. A transmissão ocorre, via de regra, entre pessoas que dormem juntas e, quase nunca, através da roupa, pois a vida do Sarcoptes scabiei é curta e morre ao lavar a roupa.

sintomas

A sarna manifesta-se com um intenso prurido, mais agudo durante a noite. Esse prurido é mais forte em determinadas partes do corpo: axilas, cotovelos, pulsos, entre os dedos da mão, na região inferior das nádegas e na cintura, ao redor do mamilo nas mulheres, e no pênis e no escroto nos homens. Junto com o prurido, apresenta pregas onduladas de aproximadamente 1,5 cm de longitude que, às vezes, acabam numa pápula pequena. Essas pregas nem sempre podem ser identificadas, pois ficam ocultas pela inflamação produzida pela coceira. A infecção aparece na face somente em crianças de curta idade, que manifestam a doença com ampolas de água.

diagnosticos

Ambos os sintomas, o prurido e as pregas, confirmam ao médico o diagnóstico de sarna. A análise microscópica de uma amostra de tecido obtida pela raspagem dos sulcos, permitirá comprovar a existência de ácaros.

tratamentos

A sarna é tratada com permetrina ou lindano. Eles permitem a cura, mas também exibem certos inconvenientes: alguns ácaros desenvolveram resistência à permetrina, e o lindano é mais tóxico e produz irritação da pele, não sendo recomendado em crianças. Os cremes com corticosteróides complementam o tratamento, e são aplicados depois da permetrina ou do lindano. O tratamento também deve ser realizado pelas pessoas que convivem com o doente. Não é necessário realizar lavados especiais nem fumigação da roupa.