Buscar no site




















Taquicardia

O que voce gostaria de saber

descriçao

É um ritmo cardíaco rápido (superior a 100 batimentos por minuto) numa pessoa em repouso.

causas

A taquicardia pode ser causada por um exercício muito intenso, uma reação emocional, um aumento da taxa metabólica, febre ou infecção. Também pode ser o resultado de uma anemia, uma hemorragia, um distúrbio cardíaco ou o uso de certos entorpecentes. Quando existe anemia ou hemorragia, a taquicardia é uma resposta do organismo para que o coração aumente a força e a freqüência dos seus batimentos, com o fito de compensar a diminuição do volume sanguíneo que causou a hipotensão. Os distúrbios cardíacos que podem produzir taquicardias são as arritmias, nas que existem transtornos nas descargas elétricas que produzem os batimentos cardíacos.

sintomas

Dependendo do grau de severidade da taquicardia, pode-se sentir uma agitação ou palpitações, tontura e mal-estar no peito. Outros sintomas associados aos casos graves de taquicardia são a fraqueza, a falta de ar e o desmaio.

diagnosticos

Se aceitarmos a hipótese de que a taquicardia é produzida por um transtorno de base, realiza-se um eletrocardiograma para registrar a atividade elétrica do coração e poder identificar possíveis arritmias. Em certos casos, é necessário utilizar um Holter, que é um dispositivo que permite registrar a atividade elétrica do coração durante o dia todo. Também deve ser avaliada a medicação que a pessoa recebe.

tratamentos

Solucionando a causa da taquicardia, a freqüência cardíaca adquire valores normais. Nos casos de taquicardias produzidas por arritmias podem ser administrados fármacos.