Buscar no site




















Trombose

O que voce gostaria de saber

descriçao

É a coagulação do sangue que ocorre nas veias profundas.

causas

A trombose pode ocorrer por: um fluxo sanguíneo demorado por um repouso longo, lesões da camada interna da veia, ou pela hipercoagulabilidade produzida por algumas variedades de câncer ou, em ocasiões, pelo uso de anticoncepcionais orais. Os trombos – coágulos formados em um vaso sanguíneo - podem ocorrer tanto nas veias superficiais quanto nas profundas. Entretanto, somente os das veias profundas apresentam risco, pois o coágulo pode se deslocar da veia e ir até a artéria pulmonar, produzindo uma obstrução do fluxo sanguíneo, gerando a moléstia conhecida com o nome de embolia pulmonar. Quando a obstrução é total, a embolia pode evoluir ao óbito; por conseguinte, a trombose das veias profundas deve ser controlada pelo médico.

sintomas

Em 50% dos casos de trombose de veias profundas não se apresentam sintomas e somente é evidenciada quando aparecem sinais de embolia pulmonar. Quando aparecem, os sintomas de uma trombose desse tipo são o inchaço da coxa, da barriga da perna, dos tornozelos ou dos pés, que pode ser doloroso. Essa inflamação aumenta durante o dia e geralmente diminui durante o repouso noturno.

diagnosticos

O diagnóstico é difícil quando os sintomas são leves, ou não existe manifestação alguma. Um diagnóstico exato pode ser realizado com uma exploração ultra-sonográfica das veias das pernas.

tratamentos

Diversas medidas ajudam a evitar a geração de uma trombose das veias profundas: a utilização de meias - pneumáticas e/ou elásticas - que reduzem o risco da formação de coágulos, os exercícios de flexões nas pernas, e a medicação anticoagulante. Tratamentos específicos exigem o cuidado das úlceras da pele ou a diminuição da inflamação das pernas.