Buscar no site




















Varicela

O que voce gostaria de saber

descriçao

É uma infecção viral, também conhecida com o nome de catapora, que produz uma erupção particular, acompanhada de prurido, que se manifesta com pequenas manchas reunidas, planas ou com relevo, com bolhas com líquido e crostas, e é extremamente contagiosa.

causas

O vírus varicela-zoster é facilmente transmitido pelas gotículas transportadas pelo ar. O contágio pode ocorrer desde o aparecimento dos primeiros sintomas até que todas as bolhas tenham evoluído em crostas; por conseguinte, recomenda-se isolar o doente daquelas pessoas que não tenham sofrido a doença, pois aqueles que foram acometidos por varicela desenvolvem imunidade e não podem ter recidivas. O vírus varicela-zoster permanece inativo no organismo, mas pode ser reativado, causando o cobreiro, outro tipo de erupção cutânea, que se manifesta com bolhas com líquido e é muito doloroso.

sintomas

Aparecem entre 10 e 21 dias depois do contágio, com dor de cabeça, um pouco de febre e mal-estar geral. As crianças menores de 10 anos de idade, via de regra, não apresentam esses sintomas, e nos adultos são mais agudos. Depois de 24 ou 36 h, aparece a erupção, primeiro com manchas vermelhas, que depois aumentam de altura e formam bolhas cheias de líquido e forte prurido. Depois, formam-se as crostas. Esse processo tem uma duração de seis dias, aproximadamente. A partir dali, começam a diminuir as manchas e crostas, que desaparecem por completo aos 20 dias, aproximadamente. As regiões do corpo mais afetadas pela erupção são o couro cabeludo e a parte superior do tronco. Nos casos graves, as manchas abrangem os braços, as pernas e a face. Podem chegar a produzir chagas quando aparecem na boca, pálpebras, reto, vagina e vias aéreas superiores.

diagnosticos

O tipo de erupção e os sintomas são extremamente característicos; por tanto o profissional diagnostica facilmente uma varicela. Os testes laboratoriais não são freqüentes.

tratamentos

Via de rega, somente são tratados os sintomas: panos úmidos ou medicamentos que aliviem o prurido, lavado da pele com água e sabão para evitar as possíveis infecções causadas ao coçar a ferida. Quando ocorre infecção bacteriana, são ministrados antibióticos. Existe uma vacina contra a varicela. Quando uma pessoa não recebeu a vacina e apresenta alto risco de sofrer complicações (nos adultos ou indivíduos de qualquer idade com deficiência imunológica, as complicações como pneumonia ou encefalite podem ser mortais) são ministrado anticorpos quando ocorre a doença.