Buscar no site




















Vertigem

O que voce gostaria de saber

descriçao

É um distúrbio do equilíbrio que dá ao indivíduo a sensação de estar girando, quando em verdade ele se encontra em repouso. Outras vezes, os objetos que o rodeiam parecem girar ao redor da pessoa. A vertigem paroxística benigna pode ocorrer quando a cabeça é movimentada rapidamente, mas a alteração dura alguns minutos. Esse tipo de vertigem é considerado um distúrbio menor, que melhora de maneira espontânea após alguns meses.

causas

Qualquer distúrbio que afete o ouvido, o nervo auditivo ou o centro do cérebro encarregado do equilíbrio (por acidente vascular cerebral ou aterosclerose) pode causar vertigem. Outras causas incluem substâncias tóxicas (entorpecentes, álcool ou toxinas alimentícias) e alterações súbitas da função ocular.

sintomas

As náuseas e vômitos são sintomas que podem estar associados à vertigem. Também podem se apresentar dificuldades para caminhar, com tendência a ir de lado. Podem existir movimentos oculares rápidos, cefaléias, zumbido nos ouvidos e possível perda da audição.

diagnosticos

O estudo oftalmológico dos movimentos oculares pode indicar uma alteração no ouvido interno. Outros testes adicionais abrangem radiografias, tomografias ou ressonância magnética da cabeça para pesquisar a presença de tumores ou alterações ósseas. Quando existe a suspeita de uma infecção, pode ser feita uma amostragem do líquido do ouvido ou de líquido cefalorraquidiano para a sua cultura.

tratamentos

O tratamento imediato é deitar a pessoa com os olhos fechados. Deve-se procurar identificar a causa que gera esse transtorno e solucioná-la.