Buscar no site




















Fibromialgia

O que voce gostaria de saber

descriçao

Fibromialgia é uma Síndrome que causa dor crônica nos músculos e esqueleto. A causa não é conhecida. Esta doença é de difícil classificação e definição do ponto de vista científico. Indivíduos com esta patologia possuem dores musculares e do esqueleto de caráter crônico. Eles também possuem fadiga e parâmetros do sono anormais. A doença altera os estágios normais do sono.

causas

A causa é incerta. É mais comum ocorrer em mulheres (75%), principalmente entre 30 e 50 anos. Acredita- se que esta condição está associada a uma disfunção do sistema nervoso central. A causa desta patologia ainda está em debate no meio científico.

sintomas

Os sintomas incluem: dores musculoesqueléticas prolongadas em certos pontos, fadiga, dores de cabeça, no abdomem, constipação e/ou diarréia, afinamento da pele em certos locais, podendo até causar uma depressão na área. Alguns dos pontos dolorosos podem ser o cotovelo, joelho, bacia, ombros e pescoço. Pode ocorrer depressão.

diagnosticos

O diagnóstico é feito através de uma avaliação física. Não existem testes de laboratório que auxiliam no diagnóstico. A Sociedade Americana de Reumatologia preconiza alguns sintomas e sinais clínicos como critérios para diagnóstico, e são eles: dor muscular intensa por mais de três meses envolvendo qualquer área muscular ou todos as área da coluna espinhal que acarrete em fadiga, alteração de humor ou depressão e dores de cabeça. A união destes sintomas indica o diagnóstico.

tratamentos

Não existe cura para esta condição. Muitas pessoas não melhoram com o tratamento. Podemos utilizar antinflamatório não hormonal como diclofenaco de sódio, mas estes não são muito efetivos. Geralmente, não se indica o uso de corticoesteróide para o tratamento. Os melhores resultados ocorrem quando o tratamento é feito a base de drogas que controlam os neurotransmissores cerebrais. São elas: antidepressivo tricíclico como a serotonina. Estes medicamentos ajudam o indivíduo a dormir melhor e assim descansarem. Existem tratamentos medicamentosos que podem ajudar como: fisioterapia, massagem, alterações na dieta, hipnose ou acupuntura. Todos esses tratamentos podem ajudar o indivíduo. Caso o tratamento esteja ajudando o indivíduo, e os efeitos colaterais destes estejam em um grau tolerável, então o tratamento deve ser mantido.