Buscar no site




















Histoplasmose

O que voce gostaria de saber

descriçao

Histoplasmose é uma infecção causada pelo fungo Histoplasma capsulatum. Os pulmões são os locais mais comuns de infecção. Histoplasmose ocorre em várias áreas do mundo. O fungo é encontrado em solos contaminados com fezes de pássaros ou morcegos, e geralmente entra nos pulmões pela inalação. Algumas pessoas infectadas não apresentam sintomas. Outras, especialmente aqueles com sistema imune comprometido, têm sintomas. A doença pode disseminar para outras partes do corpo em crianças pequenas ou em pacientes imunodeprimidos. Eles podem desenvolver fígado e baço aumentados, aumento dos linfonodos, diarréia, rash (manchas vermelhas no corpo), ou infecção do sistema nervoso central, além da tosse e febre.

causas

Crianças e pacientes imunocomprometidos podem ter quadros mais graves.

sintomas

Na maioria das vezes a pessoa apresenta sintomas de tosse, com ou sem febre.

diagnosticos

O diagnóstico pode ser feito através da cultura do material do escarro, ou através de microscópio direto. A suspeita geralmente é feita através de radiografia de tórax.

tratamentos

Maioria dos casos têm poucas complicações e não precisam de tratamento. Casos mais sérios devem ser tratados com anfotericina B, fluconazol ou itraconazol. Pessoas com infecção por HIV podem precisar de terapia a longo prazo para prevenir recidiva da doença.