Buscar no site




















Obstrução das vias lacrimais

O que voce gostaria de saber

descriçao

Obstrução das vias lacrimais é a obstrução parcial ou total do ducto lacrimal situado no nariz. Isto causa lacrimejamento e produção de secreção no olho. A obstrução das vias lacrimais acarreta em um bloqueia da drenagem da lágrima, e não da sua liberação como muitos acreditam, erroneamente. A lágrima é produzida pelas glândulas lacrimais. Lágrimas são constantemente produzidas e liberadas por estas glândulas na superfície do olho em pequenas quantidades. A lágrima faz com que a córnea e a conjuntiva fiquem sempre lubrificadas. Ao piscar o indivíduo faz com que a lágrima escoe para a região inferior e nasal do globo ocular. Nas bordas das pálpebras, tanto inferior quanto superior, existe um pequeno orifício, o canal lacrimal por onde é drenado a lágrima até o saco lacrimal. A partir deste, através do ducto lacrimal a lágrima passa por trás do nariz atingindo assim a garganta. Caso alguma destes canais estiver obstruído, em qualquer região é chamado obstrução das vias lacrimais.

causas

Os bebês freqüentemente tem uma descarga de lágrima e muco pelos olhos. Isto se dá porque existem uma membrana no nariz que está obstruindo o caminho. Geralmente este caminho se abre espontaneamente logo após o nascimento. Caso esta membrana não se rompa durante o nascimento ou até mesmo 9 meses depois, a chance disto acontecer fica bastante diminuída. Neste caso será necessário tratamento. As vezes um trauma no nariz ou sinusites freqüentes podem causar cicatrização no ducto lacrimal causando assim obstrução das vias lacrimais.

sintomas

Os sintomas mais comuns são lacrimejamento do olho. Lágrimas escorrem dos olhos pelo rosto constantemente. As vezes encontra-se muco nas margens das pálpebras. ocasionalmente pode ocorrer uma infecção secundária no saco lacrimal. Isto causa dor na região nasal.

diagnosticos

O diagnóstico em bebês geralmente é feito pelos sintomas e exame físico. Portanto se houver um lacrimejamento constante e produção de muco, obstrução das vias lacrimais deve ser suspeitado. Um médico oftalmologista deve ser procurado para confirmar o diagnóstico. O médico fará um exame onde colocará um pequeno tubo pelo canal lacrimal, e despejará um fluido. Se este fluído escoar pelo nariz, não existe obstrução, caso contrário, o diagnóstico está confirmado.

tratamentos

Em crianças, o tratamento consiste em higiene e massagem local. As vezes isto produzirá rompimento da membrana. Caso o ducto não tenha sido aberto espontaneamente até os 9 meses, será necessário um procedimento, sob anestesia para passar uma sonda pelo canal. No caso de adulto será necessário um procedimento cirúrgico denominado dacriotomia. Esta cirurgia cria uma passagem pelo nariz por onde a lágrima será drenada. Caso o tratamento tenha obtido sucesso na desobstrução, o indivíduo não mais terá este problema.