Buscar no site




















Celulite

O que voce gostaria de saber

descriçao

É uma patologia degenerativa, caracterizada pela progressiva inflamação das células adiposas por efeito de toxinas que o corpo não pode eliminar. Quando o processo de eliminação das toxinas diminui a sua velocidade, o tecido conectivo sofre um processo de saturação, fica mais grosso e duro, formando as típicas covinhas e tecidos endurecidos característico da celulite. Essa doença é muito mais comum nas mulheres, pelo fato de terem o dobro de tecido gorduroso do que os homens.

causas

Problemas circulatórios, vida sedentária, estresse, dieta inadequada, consumo insuficiente de água, poluição do ar, o cigarro e os estrógenos (hormônio feminino que estimula a retenção de água). Os alimentos que contribuem para o desenvolvimento da celulite são álcool, café, chá, carne de porco, gorduras animais, cremes, frituras e chocolate. As dietas muito agressivas e o uso de diuréticos para emagrecer são hábitos nocivos para os tecidos, pois eles perdem elasticidade e firmeza.

sintomas

Existem dois tipos básicos de celulite: sólida e branda. Na celulite sólida, que geralmente surge ras mulheres jovens com bom estado físico e, inclusive, com músculos bem tonificados, o tecido celulítico parece aderido ao músculo e é sensível à pressão, pois podem existir terminais nervosos comprimidos. A celulite branda não é compacta nem concentrada; ao contrário, tem tendência a ocupar grandes áreas e parece flutuar entre os músculos e a pele e se desliza facilmente sobre os músculos. Geralmente aparece em mulheres inativas cujo tônus muscular é pobre.

tratamentos

Para corrigir a celulite deve-se permitir que o tecido conjuntivo recupere sua suavidade e elasticidade normais, que sejam liberadas as substâncias retidas e que as mesmas sejam drenadas e eliminadas. A dieta deve ficar restrita a alimentos que não deixam resíduos tóxicos no organismo. A ginástica estimula a circulação, a digestão, a eliminação de toxinas e a respiração. Uma boa oxigenação ajuda a queimar os resíduos tóxicos que ficaram retidos no tecido conectivo. As massagens das áreas afetadas fortalecem os benefícios do exercício pelo fato de estimular a circulação.