Buscar no site




















Conjuntivite

O que voce gostaria de saber

descriçao

É a inflamação do tecido externo que recobre o globo ocular denominado conjuntiva. Geralmente decorre de resfriados ou ataques alérgicos. Não é uma doença grave e geralmente não afeta a visão, exceto naqueles casos nos quais existe uma produção muito abundante de pus que pode cobrir a córnea, modificando a sua capacidade de refração.

causas

Existem diferentes tipos, dependendo da causa: bacterianas, virais (contágio em piscinas, praias ou ambientes infectados), alérgicas (em primavera ou verão, ou por reação a animais, flores, plantas, poeira), irritativas (produzidas pelo sol ou agentes irritantes, tais como a água das piscinas, o cloro, a água do mar). Existem defeitos estruturais que podem dar origem a conjuntivites de longa duração, como por exemplo, as alterações dos ductos lacrimais.

sintomas

Vermelhidão da conjuntiva, sensação de corpo estranho, sensibilidade à luz, secura, prurido, queimação, produção de mucosidade e, às vezes, pus.

diagnosticos

Por exame oftalmológico. Pode ser necessária a realização de uma cultura das secreções para identificar o microorganismo que causa a conjuntivite.

tratamentos

Quando a conjuntivite é bacteriana, deve ser administrado um colírio antibiótico e ter muito cuidado pelos contágios. Quando é de origem viral, não existe tratamento, mas podem ser aplicados colírios antiinflamatórios para aliviar as moléstias. Quando é alérgica, serão prescritos colírios antialérgicos ou antiinflamatórios, e quando for irritativa, colírios descongestivos.