Buscar no site




















Dislexia

O que voce gostaria de saber

descriçao

A dislexia não é somente um sério transtorno da leitura caracterizado por retrocessos: é uma síndrome que reúne muitos e variados sintomas e que afeta adultos e crianças.

causas

A dislexia decorreria de uma alteração do ouvido interno (encarregado de controlar o equilíbrio e a coordenação) que enviaria sinais distorcidos para o cérebro, que teria dificuldades as interpretá-los. Os Sintomas haverão de dependen da intensidade da alteração dos sinais que chegam ao cérebro, da localização e da função das áreas cerebrais que recebem os sinais distorcidos, bem como da capacidade do cérebro para interpretar a mensagem alterada.

sintomas

Falta de memória para as letras, as palavras e os números; tendência a pular letras, palavras ou orações ou a misturá-las; pouca capacidade para ler (inclinar a cabeça, apontar com o dedo e fazer movimentos tentando focalizar); transposição de letras como b e d, palavras como só e os e números como 6 e 9 ou 14 e 41; visão borrada das letras; falta de concentração; fotofobia; problemas com a escrita (pouco clara, com espaços não regulares, erros na seqüência das letras); transtornos na memória de nomes, listas de seqüência (alfabeto ou os meses do ano); dificuldade para pronunciar palavras, para achar a palavra adequada; falta de localização no que se refere aos conceitos de direita e esquerda; falta de atenção; hiperatividade.

diagnosticos

Por electronistagmografia, um teste neurofisiológico no qual é induzido o movimento dos olhos e são realizadas medições, sob diferentes circunstâncias, para comprovar a existência de anormalidades no ouvido interno. Os testes de audição servem para descartar problemas no ouvido médio. Por testes de postura, que avaliam o equilíbrio, a dependência com a visão, a simetria ao sustentar um peso e os déficits vestibulares em geral. Esse estudo ajuda no acompanhamento de uma terapia. Também são feitos testes neurológicos, com o objetivo de avaliar o estado da função cerebelo-vestibular.

tratamentos

Existem diversas abordagens terapêuticas para esse transtorno e a escolha dependerá da opinião do profissional que tratar o caso.