Buscar no site




















Diverticulite

O que voce gostaria de saber

descriçao

É a inflamação de um ou vários divertículos, prolongações anormais em forma de saco da camada interna que recobre a parede intestinal, e que são formados - com maior freqüência - no cólon. A diverticulite é uma doença inflamatória na qual ocorreu uma perfuração (visível ou microscópica) de um divertículo.

causas

A formação de divertículos é muito comum a partir dos 40 anos de idade e geralmente acontece em uma região debilitada da parede intestinal.

sintomas

Dor na parte inferior esquerda do abdômen, diarréia ou obstipação e calafrios. Outros sintomas também podem ser associados a essa moléstia, tais como dificuldade na deglutição, presença de sangue nas fezes, náuseas e vômitos.

diagnosticos

Para detectar essa doença, é possível realizar estudos tais como a sigmoidoscopia, a colonoscopia e as radiografias com enema de bário. Os estudos de sangue oculto em fezes são positivos.

tratamentos

A diverticulite aguda requer terapia antibiótica. Quando os ataques são recorrentes ou quando existem perfurações, fístulas (ductos de conexão anormais entre duas áreas) ou abscessos, em geral é feita a ablação cirúrgica dessa porção do cólon.