Buscar no site




















Esquizofrenia

O que voce gostaria de saber

descriçao

É um grupo de distúrbios psicóticos que envolvem uma dissociação com a realidade, caracterizados por uma alteração do pensamento, da percepção, dos afetos, do comportamento social e no ambiente do trabalho, bem como da comunicação

causas

Existem diversas teorias. Devido ao fato de os familiares dos esquizofrênicos terem maiores possibilidades de padecerem a doença, existe a hipótese de fatores genéticos estarem envolvidos. Os fatores sociais e psicológicos, as infecções no cérebro e o abuso dos entorpecentes também podem possui um papel importante.

sintomas

Alucinações auditivas, oculares táteis ou gustativas, crenças falsas sem fundamento (delírios, como o persecutório), incoerência, comportamento catatônico, hiperatividade, distúrbios motores, rigidez, diminuição da sensibilidade diante de estímulos dolorosos. Outros sintomas podem ser enjôo, violência, ansiedade e comportamento regressivo.

diagnosticos

Não existem provas concludentes para diagnosticar a esquizofrenia. Podem ser avaliados o prontuário clínico e os sintomas, estudar os antecedentes familiares e os fatores de estresse que afetam ao indivíduo. Uma tomografia computadorizada do cérebro pode revelar alongamento dos ventrículos cerebrais, porém essa alteração não é específica da esquizofrenia. Devem ser feitos os estudos correspondentes para eliminar qualquer patologia endócrina ou neurológica possível, bem como o abuso de drogas tóxicas, doenças autoimunes ou hepáticas.

tratamentos

Com freqüência é necessário hospitalizar o paciente a fim de evitar que ele cause ferimentos em si próprio ou em outras pessoas e para que possa receber os cuidados básicos, alimento e higiene. Geralmente é aplicado um tratamento farmacológico e psicoterapia, que pode apresentar resultados em determinadas ocasiões.