Buscar no site




















Faringite

O que voce gostaria de saber

descriçao

É uma inflamação comum da faringe, a região da garganta situada entre as amídalas e a laringe, que produz dor de garganta.

causas

Em 95% dos casos, é causada por um vírus. Nos outros 5%, a origem é bacteriana. A modalidade crônica da faringite pode ser causada por uma infecção permanente dos seios paranasais, os pulmões ou a boca, por irritação constante produzida por tabagismo, por respirar permanentemente ar muito poluído, por consumir excessivas quantidade de álcool ou engolir substâncias corrosivas que gerem lesões na camada mucosa que recobre a faringe.

sintomas

Dor e vermelhidão da garganta, dificuldades para deglutir, febre, inflamação dos gânglios linfáticos do pescoço. Outros sintomas adicionais são: dor no pescoço, mal-estar geral, perda do apetite, náuseas, alteração no sentido do gosto, congestão e aumento da secreção nasal, endurecimento de articulações, dor de cabeça.

diagnosticos

É obtido um exudato (amostragem do material da região), que é cultivado para identificar a bactéria que está causando a infecção.

tratamentos

O tratamento da faringite é sintomático: tudo aquilo que seja feito tem como objetivo aliviar os sintomas. Para reduzir a dor de garganta podem ser feitos gargarejos, com água morna com sal (meia colher de chá em um copo de água morna) várias vezes ao dia. Os anti-sépticos locais, em forma de pastilhas ou aerossol, podem piorar o quadro e não melhora-lo. Quando a febre supera 38ºC, são ministrados antipiréticos de venda livre. A faringite bacteriana é tratada com antibióticos, que devem ser ministrados durante o período indicado pelo médico, apesar de que os sintomas tenham desaparecido rapidamente. A faringite crônica deve ser tratada eliminando o fator da irritação.