Buscar no site




















Gastrite

O que voce gostaria de saber

descriçao

É a inflamação da mucosa que recobre o interior do estômago e que pode ser de acometimento repentino (gastrite aguda) ou de desenvolvimento progressivo (gastrite crônica).

causas

A origem da gastrite pode ser infecciosa, por irritação, por distúrbios autoimunes, por refluxo de bílis. As infecções podem ser de origem viral ou bacteriano. A irritação pode ser causada por medicamentos como a aspirina ou outros fármacos antiinflamatórios, pelo álcool, por vômitos crônicos, pela excessiva secreção de ácido gástrico, pela ingestão de substâncias cáusticas (venenos). Os transtornos autoimunes podem fazer que a mucosa gástrica fique mais fina aos ser atacada por determinados anticorpos.

sintomas

Indigestão e dor abdominal, ardor, soluço, perda do apetite, náuseas, vômitos com sangue ou partículas semelhantes a grãos de café, fezes escuras. A presença de sangue nos vômitos ou nas fezes é produzida pela inflamação da mucosa gástrica, que pode causar focos hemorrágicos que geram úlceras com sangramento.

diagnosticos

Os testes a serem indicados haverão de depender da causa específica. Os testes poderão ser complementados com análise de sangue para determinar a concentração de anticorpos específicos.

tratamentos

Haverá de depender da causa específica. Algumas das causas serão resolvidas com o passar do tempo. A infecção por Helicobacter pylori trata-se com antibióticos. Quando for uma gastrite aguda causada por um agente irritativo, é fundamental a eliminação do agente e manter uma dieta saudável e equilibrada. Quando existe hipersecreção de ácido, prescrevem-se antiácido e drogas protetoras da mucosa gástrica. Quando são localizados pontos de sangramento, os mesmos podem ser fechados aplicando calor com um endoscópio.