Buscar no site




















Gengivite

O que voce gostaria de saber

descriçao

É uma moléstia periodontal que envolve a inflamação e/ou infecção das gengivas e seu eventual sangramento. As doenças periodontais provocam a destruição dos tecidos que sustentam os dentes.

causas

É causada pelos efeitos no longo prazo de depósitos de placa bacteriana. A placa bacteriana é a principal causa das cáries dentais. Se a placa não for removida, sofre um processo de mineralização, formando um depósito endurecido denominado sarro, que fica retido na base dos dentes. Tanto a placa bacteriana quanto o sarro causam irritação mecânica e inflamação das gengivas. Por sua vez, as bactérias e as toxinas que elas produzem provocam a inflamação e a infecção das gengivas. Certas condições favorecem o desenvolvimento da gengivite: diabete não controlada, gravidez, doenças generalizadas, e deficiente higiene dental. Também aumentam os riscos de gengivite a presença de dentes mal alinhados, obturações com bordas irregulares e a presença de elementos na boca (aparelhos de ortodontia, coroas, dentaduras postiças e pontes). A deficiência de vitamina C (escorbuto) pode produzir gengivite, do mesmo modo que a carência de niacina pode provocar sangramento das gengivas e infecções bucais.

sintomas

Gengivas vermelhas, inflamadas e com sangramento, que não sustentam os dentes com firmeza.

diagnosticos

O exame odontológico é suficiente, pois os depósitos de placa e sarro são visíveis na base dos dentes. Eventualmente, pode ser feito Rx para avaliar se a periodontite (extensão da inflamação às estruturas de suporte do dente) progrediu.

tratamentos

A prevenção deve ser realizada com um bom escovado, o uso de produtos antiplaca e fio dental. Deve ser usada pasta dentifrícia com flúor. Cada certo tempo, fazer uma higiene bucal com um especialista para retirar o sarro acumulado. Também podem ser realizados bochechos com produtos anestésicos e anti-sépticos.