A busca dos adultos por aparelhos ortodônticos
É cada vez mais comum vermos sorrisos maduros e prateados por aí
Hoje em dia, é muito comum encontrar adultos com os famosos ferrinhos que temíamos quando éramos crianças: os aparelhos. Fixo ou móvel, não queríamos usar e os pais tinham sempre problemas para disciplinar seus filhos, fazendo com que o tratamento ficasse ainda mais prolongado.
O aparelho ortodôntico serve para corrigir a posição dos dentes para fins estéticos e funcionais. Existem vários tipos de aparelhos ortodônticos, dentre eles os fixos e os removíveis. O tipo de aparelho ideal para a correção dos dentes depende de uma avaliação criteriosa do ortodontista.
Os aparelhos removíveis são mais indicados para pequenos movimentos dentários e pacientes em fase de crescimento, onde se pode aproveitar o crescimento deste paciente. É a denominada ortopedia funcional dos maxilares, onde o objetivo principal é a alteração do crescimento ósseo da face.
Já a aparelhagem fixa, composta de brackets colados aos dentes, estão mais indicados para pacientes onde se necessita de uma movimentação maior dos dentes, impedindo inclinações indesejáveis, tendo em vista a possibilidade de controlar o dente tridimensionalmente nestes tipos de aparelhos.
Existem vários tipos de técnicas, tanto para aparelhos removíveis como fixos, e cabe ao ortodontista avaliar a mais adequada para cada tipo de má oclusão.
O apelo da mídia em relação à imagem para uma qualidade maior não só na vida social, mas também na vida profissional, fez com que pessoas maduras fossem em busca de todos os tipos de tratamentos estéticos. "Esta preocupação se estendeu também para a odontologia. Hoje, as pessoas se cuidam mais e os tratamentos estéticos para os dentes estão em alta", afirma Denise Tanus, dentista especializada em odontologia estética.
A nova onda dos mais velhos com aparelhos também se dá pela diminuição do estigma atribuído aos mesmos. Assim como os óculos, o aparelho ortodôntico era visto como uma característica de "nerds" ou "CDFs". Atualmente, este preconceito está ficando cada vez mais no passado.
Clareamentos, correções com resinas e correções ortodônticas são algumas das opções de tratamento. "É muito comum ver adultos usando aparelhos fixo e móvel. Este crescimento vem acontecendo junto com a preocupação com a imagem e com o bem-estar de cada um", explica a profissional.
Segundo a dentista, muitos casos são de pessoas que precisavam ter feito o tratamento quando criança, mas não conseguiram por causa do incômodo. "Nos adultos, o tratamento é muito rápido, pois quando ele toma a decisão de fazer é porque está realmente disposto a resolver o problema e o fará com muita disciplina, acelerando, assim, o resultado", conclui Denise.
* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.
Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br