img

27 de agosto: Dia do Psicólogo

Conheça a origem da data e entenda a importância dessa profissão e da psicoterapia

O Dia do Psicólogo é comemorado no dia 27 de agosto no Brasil. Esta importante data celebra o profissional da área da saúde responsável por estudar e orientar o comportamento humano, lidando com os traumas, sentimentos, crises e outras condições com muita responsabilidade e ética.

Para atuar como psicólogo, o profissional deve ter concluído o curso de ensino superior bacharel em psicologia em uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Além do diploma, é obrigatório obter um registro profissional junto ao Conselho Regional de Psicologia (CRP).

Dessa forma, o psicólogo consegue atuar em diversas áreas - dentro da especificidade de cada um - como, por exemplo, na saúde, educação, trabalho, lazer, justiça, segurança e comunicação. Mas, independentemente da área escolhida, o principal objetivo do profissional da psicologia deve ser promover o respeito à dignidade e integridade do ser humano através de seu trabalho.

 

Origem da data

O motivo do surgimento do Dia do Psicólogo no Brasil se dá porque, há 60 anos, no dia 27 de agosto de 1962, João Goulart - o então presidente do país - sancionou a Lei n° 4.119, que dispõe sobre a profissão de psicólogo e os cursos de psicologia. 

Contudo, o decreto com a regulamentação da lei só foi publicado dois anos mais tarde, em 21 de janeiro de 1964, sob o n° 53.464. Ademais, a orientação e a fiscalização do exercício da atividade estão a cargo do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Psicologia, criados 7 anos depois pela Lei n° 5.766, de 20 de dezembro de 1971.

Entretanto, vale também ressaltar que a celebração nesta data é apenas brasileira. O Dia Internacional do Psicólogo, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), acontece em uma data diferente, no dia 14 de abril.

 

Importância da psicoterapia

Apesar de ainda ser vista com certo preconceito, a psicoterapia é muito importante na vida de praticamente todas as pessoas. Ela envolve o estudo do comportamento humano e o desenvolvimento de recursos metodológicos clínicos que, por sua vez, favorecem o equilíbrio biopsicossocial do indivíduo.

O objetivo da psicoterapia é que a pessoa compreenda melhor a si mesma e o seu modo de existir no mundo, gerando um fortalecimento da capacidade de seu autogerenciamento e um aprofundamento de sua autopercepção. 

Portanto, a psicoterapia ajuda a lidar com sentimentos e traumas - muitas vezes enterrados no subconsciente - que podem influenciar a vida do indivíduo de forma negativa e inconsciente, mesmo depois de anos. Quanto maior for o seu autoconhecimento, mais o paciente consegue recuperar a alegria de viver e o bem-estar.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...