6 benefícios da musculação para a saúde
Essa prática pode ser uma ótima aliada para a sua saúde física e mental
A musculação é um exercício de força e resistência feita com barras, halteres, polias e equipamentos de academias. Entretanto, apesar de ser muito associada ao emagrecimento e ao ganho de massa muscular, a estética não é a única beneficiada com a prática da musculação.
Essa atividade física também promove diversos benefícios para a saúde – desde jovens até idosos – e garante uma melhora da saúde física e mental, diminuindo o risco de doenças e promovendo sensação de bem-estar para o indivíduo. Confira abaixo os 6 principais benefícios da musculação!
1. Melhora o condicionamento cardiorrespiratório
Como a musculação é um exercício de força, ela costuma ser mais intensa do que outras atividades físicas. E, quanto mais intensa for a musculação, maior é o trabalho do coração. Dessa forma, a pessoa garante mais condicionamento cardíaco e respiratório. Com isso, a pressão arterial é regulada e, como efeito, há uma diminuição dos riscos de doenças cardíacas, como a aterosclerose.
2. Fortalece e tonifica os músculos
Esse benefício da musculação é um dos resultados mais procurados por quem pratica esse tipo de atividade física. Quando praticada regularmente, a tonificação dos músculos é uma “consequência” que se torna bem visível. Isso acontece porque há perda de gordura, aumento da massa muscular e fortalecimento dos músculos.
A tonificação da musculatura, além de caracterizar ganho de força, também ajuda na questão estética como, por exemplo, no desaparecimento das celulites. Entretanto, para obter esses resultados, é fundamental combinar os treinos com uma alimentação equilibrada e hidratação correta.
3. Reduz a quantidade de gordura corporal
A musculação praticada de forma regular e intensa, combinada de uma dieta balanceada e hidratação traz inúmeros benefícios. O corpo passa a queimar mais gordura e aumentar a massa muscular, o que acelera o metabolismo e favorece o gasto calórico. Isso influencia na diminuição das taxas de gordura do corpo, promovendo benefícios estéticos e prevenindo diversas doenças, como obesidade.
4. Aumenta a densidade dos ossos e melhora a postura
A musculação é uma atividade física excelente para os ossos. Ela aumenta a densidade óssea, tornando-os mais resistentes e diminuindo as chances de possíveis fraturas e desenvolvimento da osteoporose. Contudo, para alcançar esse resultado e fortalecer os ossos, a musculação deve ser acompanhada de uma alimentação saudável, equilibrada e rica de alimentos fonte de cálcio e vitamina D.
Ademais, a musculação é uma ótima aliada para quem sente bastante dor nas costas. A postura corporal é melhorada com os exercícios de musculação. Desse modo, ela fortalece a musculatura que sustenta a coluna, o que melhora a postura e auxilia na diminuição de dores nas costas.
5. Reduz o risco de diabetes
O risco de diabetes também pode ser diminuído com a prática regular e intensa da musculação. Isso acontece porque o organismo passa a utilizar a glicose circulante como fonte de energia. Além disso, o açúcar encontrado em excesso no sangue passa a ser armazenado na forma de glicogênio e é utilizado em outros processos metabólicos do corpo.
6. Melhora a saúde mental
A prática de exercícios físicos regulares é uma ótima aliada para a saúde mental, e com a musculação isso não seria diferente. Ela proporciona a liberação da endorfina – o hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Sendo assim, a musculação ajuda a aliviar o estresse, a diminuir os sintomas de ansiedade e também no combate à depressão e outras doenças mentais.
Mas atenção: antes de começar a musculação, é essencial fazer uma avaliação física e de saúde, para que os treinos sejam montados de forma segura e com a intensidade adequada para cada pessoa. Além disso, é indicado que os primeiros treinos sejam realizados com o auxílio de um profissional de educação física, para garantir que a execução dos exercícios esteja correta e previna eventuais lesões.
* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.
Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br