img

Ninfoplastia: entenda a cirurgia plástica da intimidade feminina

Apesar de ser pouco conhecida pela maioria das pessoas, a ninfoplastia cresce a cada ano no Brasil, o líder do ranking quando se trata deste procedimento

O Brasil é recordista em cirurgia íntima feminina. Em 2017, foram mais de 28 mil procedimentos, de acordo com a Sociedade Internacional da Cirurgia Plástica e Estética. A ninfoplastia é uma modalidade que envolve o tratamento estético da região genital feminina. É indicada para mulheres que se queixam do aumento da gordura da região do púbis, o aumento dos pequenos lábios e a diminuição dos grandes lábios associados à flacidez. Essas alterações, geralmente, trazem desconforto físico e psicológico para muitas mulheres que, normalmente, têm vergonha de procurar ajuda para restaurar a aparência de sua genitália. Porém, ao contrário do que muitas mulheres pensam, é muito comum pacientes que apresentam alterações nesta região.

 

Os pequenos lábios têm importante função em proteger a região, dificultando o surgimento de infecções bacterianas, além de ter função importante para a lubrificação do local. Quando em excesso, pode ocorrer dor durante a relação e prejuízo à autoestima, pois a mulher não se sente confortável ao usar biquíni ou despir-se. "Na cirurgia realizamos a redução dos pequenos lábios de forma harmoniosa, preservando o tamanho necessário para manter a sensibilidade e funções normais", explica o cirurgião plástico Francisco Naves.

 

O procedimento dura em torno de 40 minutos e é realizado com anestesia local. A paciente é liberada do hospital no mesmo dia e sua volta ao trabalho pode ocorrer após dois dias. Já os pontos são absorvíveis e não precisam ser retirados.

 

No caso do pós-operatório, não é comum haver dor após o procedimento, apenas um leve desconforto que pode ser amenizado com o uso de medicamentos. "Outros cuidados que precisam ser tomados no pós-operatório são o uso de compressas de gelo nos primeiros dias para a redução do inchaço e a higiene adequada com ducha, sempre que necessário", afirma o especialista.

 

Após a ninfoplastia é necessário evitar relações sexuais por 30 dias, também não é recomendado o uso de roupas muito justas e banho de mar ou piscina nos primeiros 20 dias. "O resultado final pode ser observado assim que regredir o inchaço. Através deste procedimento cirúrgico de pequeno porte e de rápida recuperação a mulher poderá se sentir muito melhor com a sua intimidade", conclui.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...