img

Atenção às frutas com maior e menor teor de açúcar

As frutas podem ser grandes aliadas para uma boa manutenção da saúde e para o emagrecimento

Mangas

A fruta fornece fibras e nutrientes essenciais ao seu corpo. A fruta também é pobre em calorias, sódio e gordura. Mas frutas diferentes têm níveis diferentes de açúcar, por isso é importante estar atento a isso. Uma manga tem 46 gramas de açúcar, portanto, não coma em excesso se estiver tentando perder peso ou diminuir a quantidade de açúcar. Opte por apenas algumas fatias para manter o consumo de açúcar baixo.

Uvas

As uvas estão no topo da lista de frutas com mais açúcar. Uma xícara de uvas contém cerca de 23 gramas de açúcar. Fique atento ao teor de açúcar das uvas ao comê-las.

Cerejas

O teor de açúcar nas cerejas também é alto. Uma xícara de cerejas contém cerca de 18 gramas de açúcar. Por serem pequenas, é fácil exagerar e comer mais do que pretendia. Utilize um copo como referência para medir a quantidade, e desta forma  poderá evitar comer exageradamente uma fruta tão saborosa.

Peras

As peras contêm uma quantidade razoável de açúcar. Uma pera média tem, aproximadamente, 17 gramas de açúcar. 

Melancia

A melancia é carregada com água e eletrólitos, como o potássio, mas uma fatia média contém cerca de 18 gramas de açúcar. Você precisa de mais eletrólitos quando suar, quando está quente ao ar livre e quando você se exercita. Contudo, para manter a ingestão baixa de açúcar, coma no máximo uma ou duas fatias.

Figos

Dois figos de tamanho médio têm, aproximadamente, 16 gramas de açúcar. Se estiver tentando limitar a ingestão de açúcar, corte os figos.

Bananas

As bananas são ricas em açúcar. Uma banana média tem 14 gramas de açúcar. Se isso for mais do que você gostaria, evite comê-las.

Abacate

Um abacate contém apenas um grama de açúcar. Mas atenção: tenha cuidado porque, embora tenha baixo teor de açúcar, o abacate é rico em calorias.

Goiabas

Uma goiaba tem, aproximadamente, 5 gramas de açúcar e tem mais fibra do que uma porção de alguns grãos inteiros. Uma goiaba tem 3 gramas de fibra. A casca da goiaba tem uma boa quantidade de fibras, por isso não descasque a fruta.

Framboesas

As framboesas são frutas com baixo teor de açúcar. Contém apenas 5 gramas de açúcar e 8 gramas de fibra por xícara. A fibra auxilia na digestão e ajuda você a se sentir mais satisfeito, enquanto ingere menos calorias. As framboesas são saborosas, mas muitas pessoas gostam de comê-las cobertas com chantilly fresco (o que aumenta drasticamente o teor de gordura e calorias).

Melão

O melão tem  baixo teor de açúcar, contém apenas cerca de 5 gramas de açúcar por fatia de tamanho médio.

Mamão

Pode apreciá-lo sem comer muito açúcar. Metade de um pequeno mamão contém apenas 6 gramas de açúcar, aproximadamente. 

Morangos

Uma fruta com baixo teor de açúcar para saborear Os morangos têm apenas, aproximadamente, 7 gramas de açúcar em uma xícara.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...