Como tratar a acne? Confira como ajudar na sua saúde e autoestima
Alguns hábitos diários são verdadeiros aliados para esse problema
Quem nunca passou pelo incômodo de ter um compromisso super importante e, no dia anterior, aparecer uma espinha enorme de surpresa bem no meio do rosto? Apesar de ser mais comum no início da puberdade e na adolescência, a pele com acne também pode afetar adultos. Por isso, adotar alguns cuidados para manter a saúde da pele e a autoestima é essencial.
A acne é uma dermatose (ou lesão) causada por uma maior produção de sebo pelas glândulas sebáceas. O excesso de oleosidade favorece o acúmulo de sujeira que obstrui os poros e ocasiona a proliferação de bactérias, resultando nos cravos e espinhas. Essa inflamação na derme pode ser desde leve e superficial a profunda, no nível de deixar marcas na pele. Essas lesões afetam o rosto, ombros, costas, tórax e até braços, sendo um verdadeiro problema para a autoestima de diversas pessoas.
O que causa acne?
Podendo acontecer por diversos fatores, a causa mais comum da pele acneica é a oleosidade causada por desequilíbrio hormonal. Efeitos colaterais de medicamentos e estresse e/ou ansiedade também podem influenciar no aparecimento dessa lesão.
Além disso, os genes contribuem para o surgimento e gravidade de casos de acne. Em casos de histórico familiar, há bastante chance do desenvolvimento do quadro de pele acneica. Alguns hábitos negativos como má alimentação, exposição solar desprotegida e dormir sem retirar a maquiagem também podem favorecer a formação de acne.
Rotina de cuidados para a pele acneica
A primeira coisa a se fazer no caso de pele acneica é procurar ajuda de um bom dermatologista pois, dependendo do tipo de acne, o tratamento pode levar tempo e pode ser necessário o uso de medicamentos específicos. Entretanto, uma rotina de cuidados específicos e diários em casa podem fazer a verdadeira diferença na saúde da pele e na autoestima. Confira!
1- Mantenha uma boa rotina diária de skincare
Pessoas com pele acneica devem lavar o rosto duas vezes por dia, com um gel de limpeza ou sabonete específico para pele oleosa ou acneica. Produtos à base de ácido salicílico e zinco podem ser uma boa alternativa para ajudar a reduzir o problema. Porém, evite exageros, para não causar um efeito rebote na pele.
Após a limpeza da pele, é essencial hidratá-la corretamente. Diferentemente do que muitos pensam, o hidratante facial ajuda a evitar a produção excessiva de sebo na pele, ou seja, ele não promove a oleosidade e sim ajuda a combatê-la. Aposte nas fórmulas mais leves e de fácil absorção, para não obstruir os poros.
2- O protetor solar é o seu melhor amigo
O passo mais importante na rotina de cuidados para quem tem pele com acne é, sem dúvidas, o protetor solar. O sol é um dos principais agentes ativadores das glândulas sebáceas, o que aumenta a ocorrência de espinhas e cravos. Opte por filtros oil-free (com toque seco) e com FPS que se adapte bem ao seu tipo de pele.
3- Não esprema espinhas e cravos
Manter as unhas longe da acne é extremamente necessário. A sujeira presente nas mãos e nas unhas pode infeccionar ainda mais a região que já contém muitas bactérias. Ademais, tocar e espremer espinhas e cravos também pode provocar lesões que dificultam a cicatrização e deixar marcas na pele.
4- Sempre retire a maquiagem
Apesar de muitas vezes o cansaço estar batendo na porta, retirar toda a maquiagem no fim do dia é essencial, principalmente em casos de pele acneica. O acúmulo de produtos de beleza na pele obstrui os poros, causando espinhas e piorando a oleosidade da derme. Além disso, a remoção da maquiagem permite que a pele respire e se regenere durante a noite para que os produtos de tratamento, como hidratantes e ácidos, sejam melhor absorvidos.
5- Esfolie o seu rosto
A esfoliação cutânea pode fazer milagres para quem tem pele oleosa e acneica. Ela remove as células mortas, proporciona a renovação celular e potencializa a absorção dos outros produtos de tratamento. Esfolie o rosto antes da lavagem com gel de limpeza ou sabonete, no máximo duas vezes por semana.
6- Aposte em gel secativos
O gel secativo é um produto ‘milagroso’ no combate a cravos e espinhas. Ele contém grande quantidade de ácido salicílico e glicólico, age diretamente sobre a lesão e ajuda no controle do processo inflamatório da pele acneica. Contudo, o uso do gel secativo deve ser tópico e feito apenas à noite, após a lavagem do rosto.
* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.
Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br