Gestação Segura: Programa de Gestantes da Bradesco Saúde transforma o pré-natal em jornada de cuidado integral
Iniciativa do Juntos pela Saúde já apoiou mais de 12 mil gestantes em todo o Brasil com acompanhamento especializado
Na gravidez, o corpo está em constante transformação, o que requer monitoramento e acompanhamento. Para as grávidas, o período é também uma época de inseguranças. Para atender a estas demandas, o Juntos Pela Saúde, iniciativa da Bradesco Saúde com foco na promoção da saúde, oferece o “Programa de Gestantes”, que acompanha futuras mães desde a descoberta da gravidez até o puerpério. Com mais de 12 mil gestantes já beneficiadas desde o seu início, em 2010, o programa está implantado atualmente em 66 empresas. E o número de adeptas aumenta anualmente.
Com foco na promoção da saúde materna, o programa oferece informações e cuidados para orientar as gestantes durante a gravidez e o pós-parto, visando a redução de riscos. O acompanhamento das participantes se dá a partir de monitoramento por multicanais (vídeo chamadas, WhatsApp, telefone), feito por uma enfermeira obstétrica, que conta com o apoio de uma equipe de profissionais multidisciplinares, seguindo as orientações do médico assistente.
A iniciativa da Bradesco Saúde tem sido cada vez mais importante no apoio a mulheres com gestações de alto risco. No ano passado, elas responderam por 33% dos casos, de um ano para cá, o número aumentou, representando atualmente 46% das pacientes em acompanhamento.
"A experiência da gravidez é um momento único e, ao mesmo tempo, desafiador. Durante esse período, é fundamental que a gestante tenha acesso a informações e orientações que proporcionem maior segurança e tranquilidade. Esse acompanhamento adequado não apenas minimiza as intercorrências gestacionais, mas também fortalece a relação entre a futura mãe e o médico obstetra desde o início da gestação, com maior adesão ao pré-natal e à realização dos exames necessários, garantindo que tanto ela quanto o bebê estejam sempre monitorados. Com o apoio certo, a gestante pode viver essa fase com confiança e alegria”, comenta Maria Beatriz Padilha, superintendente sênior da Bradesco Saúde.
O suporte para prevenir, identificar e monitorar riscos gestacionais é realizado de forma recorrente, variando de acordo com o grau de risco da gestante. Todas, a partir da vigésima quinta semana, contam com acompanhamento quinzenal. Além desse acompanhamento, as gestantes têm à disposição, sempre que necessário, suporte de uma central de emergências médicas, disponível 24h por dia, sete dias por semana.
Nessas interações do programa com as gestantes, informações importantes são coletadas e acompanhadas pela equipe, e alinhadas às orientações do(a) obstetra. As mães também recebem orientações sobre os cuidados com o bebê e a importância do aleitamento materno.
* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.
Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br