img

Home office: a importância do equilíbrio no trabalho remoto

A adaptação correta desse modelo de trabalho é essencial para que a produtividade seja alcançada de forma saudável para o trabalhador

O home office é uma modalidade de trabalho que já existia, mas foi bastante intensificado pelas empresas por conta da pandemia de Covid-19. De acordo com a Agência Brasil, aproximadamente 46% das empresas adotaram o trabalho remoto como medida preventiva para o coronavírus, no qual os funcionários passaram a trabalhar diretamente de suas casas.

Desse modo, começaram a surgir alguns desafios no trabalho remoto acerca da saúde mental e da produtividade. A preocupação em manter uma produtividade constante, para compensar a falta do presencial, e o ambiente inadequado de trabalho são fatores que têm causado problemas mentais para uma grande parcela de pessoas. Portanto, é essencial que esses problemas sejam gerenciados de forma correta, para que a adaptação ao home office ocorra de forma saudável.

 

Gestão de tempo e produtividade

O trabalho remoto é muito benéfico em relação ao tempo, pois a sua economia é grande. Como não há necessidade de deslocamento até o escritório ou local de trabalho, poupando os minutos a mais no trânsito ou a espera do transporte público, o tempo livre do trabalhador aumenta, podendo ser revestido em outros afazeres ou até mesmo no lazer. Contudo, conciliar o trabalho com outras atividades, como o estudo e afazeres domésticos, tornou-se um desafio, já que agora tudo é realizado no mesmo lugar.

Sendo assim, é preciso que haja uma boa gestão de tempo, na qual o planejamento se torna o principal aliado. Planejar antecipadamente o que deve ser feito e quando deve ser feito auxilia na realização de todas as tarefas e no alcance dos objetivos. Ferramentas digitais como Notion, Trello e Google Agenda são excelentes para a organização do dia a dia, principalmente para quem trabalha com muitas reuniões virtuais. Realizar as atividades nos horários previstos contribuem bastante para a sensação de produtividade e dever cumprido.

 

Ambiente organizado e profissional

A delimitação do ambiente de trabalho dentro de casa é importante para que haja produtividade, evitando possíveis distrações e interrupções. Ademais, caso seja viável, definir um local organizado e profissional para o home office também pode ajudar. Uma escrivaninha e uma cadeira de escritório em um dos cantos do quarto ou na sala pode ser interessante para que a vontade de trabalhar deitado ou no sofá seja deixada de lado.

Manter a disciplina é essencial para não procrastinar na realização das tarefas. Caso ocorra a procrastinação, o trabalho de toda a equipe pode ser prejudicado. É fundamental determinar o horário de fim de expediente e, principalmente, respeitá-lo. No trabalho presencial, se um problema surgisse, ele esperaria até o dia seguinte. Por que no home office precisa ser diferente? Respeitar o horário comercial é essencial para o equilíbrio entre o tempo de trabalho e o tempo de descanso e lazer.

Alguns passos básicos podem ajudar a encontrar esse equilíbrio tão buscado no trabalho remoto. São eles:

1. Troque de roupa;

2. Procure um ambiente silencioso, bem ventilado e iluminado;

3. Ordene sua mesa e arquivos físicos ou digitais;

4. Estabeleça o tempo limite para cada tarefa;

5. Faça um planejamento semanal.

 

Cuidado com a saúde mental

Como as pesquisas afirmam, muitas pessoas desenvolveram doenças mentais - como ansiedade, depressão e estresse crônico - por conta da pandemia e da expansão do home office. Apesar da saúde física ser mais facilmente notada e recuperada quando há algum problema, é preciso dar a mesma atenção à saúde mental, que é igualmente importante.

A Fiocruz recomendou algumas dicas para cuidar da saúde mental e manter o home office saudável, que são:

- Procurar um profissional qualificado, como um psicólogo;

- Reconhecer medos e receios, formando uma rede de apoio de confiança para conversar;

- Investir em ações que reduzem o nível de estresse, como leitura, meditação e exercícios de respiração;

- Tirar um tempo para o lazer com familiares e colegas de trabalho mesmo que de forma virtual;

- Garantir pausas estratégicas durante o trabalho (em um local calmo e relaxante, se possível) e entre os turnos;

- Evitar o uso de drogas ilícitas como forma de lidar com as emoções, pois isso pode custar bastante posteriormente.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...