img

O segredo para um relacionamento saudável

Não existe um bom relacionamento sem um amor maduro.

A psiquiatria moderna fala que a paixão acaba em torno de dois a três anos, assim, não é casualidade que o índice de divórcios aumente durante esse tempo.

Quando a paixão acaba, é o amor maduro que sustenta o relacionamento, por isso, é absolutamente fundamental a pessoa desenvolver sua própria personalidade para saber lidar com seu parceiro ou parceira.

Uma pessoa imatura é aquela que, por exemplo, não consegue escutar uma crítica que deixa a emoção sempre em primeiro plano.

Em casos assim, uma ajuda psicológica para compreender e melhorar a forma de agir e se comunicar torna-se necessária.

É necessário descobrir a origem dessa e de outras fragilidades, que, em sua maioria, surgiram de alguma experiência ligada à família; mais especificamente, ao comportamento dos próprios pais, visto na relação vivida dentro de casa. 

Perceber e identificar esse tipo de comportamento ajudará no conhecimento de si mesmo e afastará a sensação de insegurança que aprisiona nosso corpo e sentimentos em um “universo de carência emocional”.

Após trabalhados esses sentimentos, passamos a nos aceitar melhor e deixar as emoções abaixo do intelecto.

Paramos de sabotar a nós mesmos e nos tornamos seres mais maduros, confiantes e abertos para nos aprofundarmos nos relacionamentos.

Medos, ciúmes e inseguranças são, muitas vezes, fantasias e sentimentos que nossa mente cria. Ao mudar nosso comportamento e foco emocional, aliado a uma boa comunicação com a pessoa amada, superamos os obstáculos que surgem e isto proporcionará uma relação melhor.

Além disso, é sempre bom ter em mente possíveis instabilidades durante o namoro ou casamento, seja por diferença de opiniões, ou até problemas financeiros.

Ao encontrar o equilíbrio harmonioso para a resolução dos problemas, o verdadeiro amor acontece, permanece e frutifica algo extremamente desafiador para o relacionamento, que é a maturidade.

 

*Saulo Barbosa é médico psiquiatra formado na Universidade Federal do Rio de Janeiro com residência médica em psiquiatria pelo IPUB-RJ. Atende pacientes presencialmente em Minas Gerais, e on-line em todo Brasil e exterior.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...