img

Pilates: a fisioterapia bem-vinda para todas as idades

O Dr. Alessandro Glück explica mais sobre essa prática que tem conquistado cada vez mais espaço no mercado

Desenvolvido na década de 1920 pelo alemão Joseph Pilates, esse sistema de exercícios de baixo impacto tem se tornado muito popular nos últimos anos. O pilates trabalha na ativação e controle muscular através de movimentos precisos que permitem um maior nível de consciência corporal. Desse modo, tarefas diárias se tornam muito mais fáceis e menos doloridas.

O foco dessa prática é o alinhamento geral do corpo, promovendo mobilidade nas articulações e maior equilíbrio e fluidez dos movimentos do dia a dia. Isso auxilia no tratamento de patologias e alivia dores. O pilates é um dos métodos normatizados pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), utilizado por fisioterapeutas na intenção de promover e recuperar a saúde de seus pacientes.

 

Principais benefícios do Pilates

A técnica do pilates traz diversos benefícios para a saúde, uma vez que trabalha o condicionamento do corpo. O Dr. Alessandro Glück explica que o objetivo básico e principal dessa prática é coordenar as cadeias vertebrais, para que elas se alinhem em relação aos exercícios realizados de forma que melhore a fluidez do movimento e, consequentemente, a postura do paciente.

“A gente faz tudo errado, né? Acorda, senta e se posiciona de forma errada. No pilates, vamos adquirindo informações para melhorar esse posicionamento, com a finalidade de fluir melhor os movimentos, fazendo com que o nosso posicionamento se torne natural, neutro e o mais próximo possível do fisiológico”, afirma.

Com a melhora da postura, as dores nas costas adquiridas de forma viciosa vão diminuindo e as atividades de rotina se tornam mais próximas da realidade, ou seja, sem dor. “Não prestamos atenção que, no decorrer do tempo, vamos fazendo posturas que vão ocasionando uma dor maior. Caso essa dor não for orientada e deixarmos de fazer o exercício, não vamos conseguir melhorar o quadro e com dor ninguém é feliz”, disserta o fisioterapeuta.

Além disso, o pilates também traz benefícios para a respiração e concentração, sendo um dos pontos mais importantes da prática, pois os exercícios são baseados na respiração. De acordo com o especialista, “normalmente, ao falar muito rápido ou resolver problemas, acabamos falando e respirando ao mesmo tempo. Isso gera um cansaço e faz com que a respiração fique ruim e seja feita de forma errada”.

Dessa forma, a fluidez dos exercícios acontecem através da respiração, trabalhando a divisão da parte respiratória - cavidade oral e cavidade nasal -, puxando o ar pelo nariz e soltando o ar pela boca durante os movimentos. Assim, acontece o condicionamento do campo pulmonar, um dos principais objetivos do pilates.

 

É verdade que o Pilates emagrece?

O fisioterapeuta explica que essa crença de que o pilates emagrece começou há muitos anos no Brasil. Contudo, ele afirma que a técnica não possui o objetivo de emagrecimento. Entretanto, por melhorar a sua postura e o seu nível de consciência corporal, em alguns casos o paciente pode sim se sentir mais magro.

“O braço trabalha com força e são feitos exercícios para tonificar os músculos. E, ao tonificar mais os músculos, você acaba ficando com curvaturas melhores. Então, dá essa sensação de parecer que emagrece, mas a técnica não tem esse objetivo de emagrecimento”, diz o Dr. Alessandro Glück. 

Caso o objetivo do paciente for a perda de peso, é possível associar o pilates a uma outra atividade, como exercícios aeróbicos (caminhada, corrida, bicicleta, etc.), esportes ou musculação.

 

Pilates é “só alongamento”?

Segundo o especialista, um dos principais objetivos do pilates é alongar a musculatura para fazer com que o paciente consiga uma amplitude melhor em seus movimentos, mas não é apenas isso. 

“Temos clientes adeptos do pilates que o utilizam como uma segunda atividade física e usam o pilates para tonificar melhor o músculo. Alongamos sim, para aumentar a amplitude do movimento e abrir as articulações, mas não existe só o objetivo de alongamento”, afirma.

 

Pilates e academia

Além de ajudar nas atividades do dia a dia, a prática do pilates auxilia bastante a performance na academia, pois, além de aumentar a amplitude, trabalha para que o paciente faça a execução correta do movimento durante a musculação. O conhecimento da técnica dá orientações simples, mas importantes, e que podem fazer toda a diferença.

“Um dos objetivos da musculação é uma hipertrofia muscular. Você faz uso de cargas muito pesadas e exercícios repetidos várias vezes de forma mais rápida. A postura que você adquire no pilates e o conhecimento de que o benefício do exercício para o músculo acontece quando você dá uma pausa respiratória e se posiciona bem são importantes”, diz o fisioterapeuta.

 

Para todas as idades

Tirando a dúvida de muitas pessoas, o Dr. Alessandro ainda reitera que o pilates é bem-vindo para todas as idades. “Aqui no estúdio temos clientes de 17 anos e de 94 anos. O pilates é para homem, para mulher; não tem nenhuma restrição. A gente se baseia sempre no objetivo do exercício para conseguir obter o benefício maior, então a idade não é uma restrição”.

 

Sobre o Dr. Alessandro Glück

O Dr. Alessandro Glück é fisioterapeuta com pós-graduação em Reabilitação Respiratória (Ventilação Mecânica) e em Neurofisiologia pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação – IBMR. Com especialização em Hidroterapia, Kinesio Taping, Terapia Manual e Traumatologia na INTERFISIO, ele atuou em diferentes estúdios de Pilates, clínicas e hospitais, seja na prevenção ou na reabilitação de pacientes. Por mais de 10 anos trabalhou na Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação – ABBR, instituição onde foi um dos precursores do Método Pilates.

O Glück Pilates & Fisioterapia é um estúdio especialista em Felicidade Corporal. Busca promover o bem estar físico e mental através da prática do Pilates, com aulas divertidas, leves e dinâmicas, realizadas por fisioterapeutas com anos de experiência. Ele fica localizado em Copacabana, na Rua Santa Clara, 50, salas 417/418, Rio de Janeiro - RJ.

Saiba mais em: https://gluckpilates.com.br/o-studio/.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...