img

Setembro Amarelo: a maior campanha anti estigma do mundo

Conheça a origem por trás dessa campanha e entenda o motivo de setembro ser considerado o mês da prevenção ao suicídio

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil. Esse número é maior do que as fatalidades por HIV, câncer de mama ou malária. As taxas se tornam mais alarmantes entre os jovens. O suicídio foi a quarta causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos, depois de acidentes de trânsito, tuberculose e violência interpessoal.

Desse modo, o tema é um relevante problema de saúde pública que precisa ser discutido e abordado de forma consciente e responsável. Pensando nisso, setembro foi definido como o mês de prevenção ao suicídio. A campanha internacional, conhecida como Setembro Amarelo, além de prevenir, também visa a conscientização da população acerca do assunto, já que a temática ainda é envolta em tabus e preconceitos.

Apesar das taxas mundiais de suicídio estarem diminuindo, apenas 38 países são conhecidos por terem uma estratégia nacional de prevenção do suicídio e colocaram esse tema no topo de suas agendas. Além disso, mesmo que isso gere impactos na sociedade como um todo, alguns países permanecem não comprometidos com o assunto.

 

Origem do Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo começou nos Estados Unidos, em 1994, por conta de uma tragédia, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio. Mike era um jovem bom e responsável, porém seus pais e amigos não perceberam que ele tinha problemas psicológicos graves e, assim, não conseguiram evitar a sua morte. 

No dia do velório, havia uma cesta com cartões decorados com fitas amarelas e escritos “Se você precisar, peça ajuda”. A iniciativa deu origem a um importante movimento de prevenção ao suicídio, pois esses cartões chegaram à pessoas que realmente precisavam de apoio. 

Em consequência dessa triste história, o laço amarelo foi escolhido como símbolo da luta contra o suicídio. A cor amarela é utilizada como forma de alerta e identificação das questões abordadas, assim como outras campanhas de saúde, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul.

Em 2013, o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) finalmente deu notoriedade a esse importante tema e adicionou a campanha internacional do Setembro Amarelo no calendário nacional. Desde então, a ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), trabalha na divulgação deste lindo movimento que salva vidas e conquista parceiros em todo o país.

 

Sobre a campanha

“Falar é a melhor solução” é o slogan do Setembro Amarelo. A organização da campanha acredita que falar abertamente sobre o suicídio, de forma cuidadosa e responsável, é um jeito de entender e abraçar quem tem ou já teve ideias suicidas, que podem ser ajudadas a partir do momento em que são identificadas. Para a organização, 9 em cada 10 atos suicidas podem ser prevenidos com a conscientização feita de modo correto.

Cada ano o Setembro Amarelo possui um novo lema. O de 2022 é “A vida é a melhor escolha!”. Ações acerca disso são desenvolvidas em diversos países, com caminhadas, palestras e mais. No Brasil, alguns locais famosos são decorados com a cor amarela em apoio à campanha, como o Cristo Redentor, o Congresso Nacional, a Catedral e o Paço Municipal de Fortaleza.

 

Informe-se e busque ajuda!

A luta para a prevenção do suicídio é de todos nós. Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. Saber identificar quando alguém está passando por problemas psicológicos sérios e/ou considerando tirar a própria vida é o primeiro passo. 

Após isso, é importante que haja uma escuta ativa e sem julgamentos, demonstrando disponibilidade e empatia. Contudo, o passo principal é ajudar a pessoa a conseguir ajuda médica profissional, com psiquiatra e psicólogo, que vão saber manejar a situação e salvar o paciente.

Caso o suicídio já tenha passado pela sua mente, busque ajuda. Além do apoio de pessoas mais próximas, o acompanhamento psicológico é o mais importante. Entre em contato com o Centro de Valorização à Vida (CVV), um projeto que fornece apoio emocional, de forma totalmente sigilosa e gratuita, e funciona através de telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias da semana para todos que precisam conversar ou desabafar.

 

Saiba mais em: www.cvv.org.br ou disque 188

 

Quer participar da campanha?

Visite a página oficial do Setembro Amarelo e tenha acesso a vários materiais gratuitos disponíveis para auxiliar a todos. São diversos materiais de uso público: Diretrizes para a Divulgação e Participação da Campanha Setembro Amarelo, materiais online para download, a Cartilha de Suicídio Informando para Prevenir e todo o material para a imprensa.

Participe, divulgue a campanha entre a sua família e amigos e ajude a salvar vidas!

 

O suicídio é um fenômeno complexo. Ele não enxerga origem, sexo, cultura, gênero, raça, classe social ou idade. Esteja atento aos sinais. Procure ajuda.

* Esta ferramenta não fornece aconselhamento médico. Destina-se apenas a fins informativos gerais, não pretende concluir nenhum diagnóstico e não aborda circunstâncias individuais. Não é um substituto do aconselhamento ou acompanhamento de profissionais da saúde. Alertamos que o diagnóstico e o tratamento não devem ser baseados neste site para tomar decisões sobre sua saúde. Jamais ignore o conselho médico profissional por algo que leu no www.saude.com.br. Se tiver uma emergência médica, ligue imediatamente para o seu médico.

Esta matéria pertence ao acervo do saude.com.br

brand

Um infinito de informações: saúde, meio ambiente, inclusão social, qualidade de vida e mais...